SOBRE A MESA: Para retirar mais rápido o sal do Bacalhau: água e gelo, afirma especialista do SENAC

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Poucos sabem, mas o prato mais tradicional do almoço da Semana Santa, o bacalhau, não tem origem portuguesa. O peixe salgado é originário da Noruega, mas foi trazido pelos portugueses na época do descobrimento do Brasil. O excesso de sal tem uma explicação: conservar o bacalhau no longo trajeto de navio entre Portugal e Brasil. Uma das tarefas mais demoradas na hora de fazer a bacalhoada é dessalgar o peixe. Muita gente demora até dois dias para retirar a maior parte do sal do bacalhau, mas o processo pode ser mais rápido, segundo a professora da área de Gastronomia do Senac do Distrito Federal, Luisa Celma Rodrigues.
SONORA: professora da área de Gastronomia do Senac do Distrito Federal, Luisa Celma Rodrigues.
“Eu acho bem bacana dessalgar com gelo, água gelada e gelo. Quando se tem bastante pressa, você pode ir trocando a água a cada 15, 20 minutos e mais ou menos em duas ou três horas, você consegue esse processo de colocar bastante gelo e água – água que dê para cobrir as postas de bacalhau e ir trocando essa água. Você tem que ter uma quantidade de gelo bem bacana para ir fazendo esse processo.”
REPÓRTER: A bacalhoada clássica, tanto em postas ou em lascas, leva ovo cozido, pimentão, cebola, azeitona e muita batata que têm duas funções, segundo a professora de Gastronomia: tornar o prato mais acessível e equilibrar o sal do peixe. Mas em algumas regiões do país é substituída por outros ingredientes.
SONORA:  professora da área de Gastronomia do Senac do Distrito Federal, Luisa Celma Rodrigues.
 “Mais pro lado do Nordeste o pessoal gosta de usar castanha de caju e até a polpa de caju , para se utilizar como um complemento também na bacalhoada, substituindo a polpa do caju, ele maduro, pela batata. Para o Sul, eles preferem utilizar o pinhão. O pinhão é bem utilizado, tem um sabor adocicado também, mas que é bem apreciado. Aqui para o lado do Centro-Oeste, o pessoal prefere o clássico mesmo.”
REPÓRTER: O grande segredo da bacalhoada é equilibrar o sal do peixe. Para equilibrar o bolso, a professora dá a dica: é preciso bastante pesquisa de preço  antes de comprar, pois nessa época do ano, o quilo do bacalhau pode chegar a 60 reais. Outra alternativa é usar outros peixes como o filé de pescado ou robalo para tentar substituir a tradição da bacalhoada na Semana Santa.

 

Reportagem, Ivana Sant’Anna

Receba nossos conteúdos em primeira mão.