SOBRAL (CE): Força-tarefa é aliada no combate à Dengue, Zika e à Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Sobral, o segundo maior município do Ceará, tem combatido o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya com uma força-tarefa para reduzir os casos na região. Em 2016, mais de 600 casos das doenças foram confirmados no município. Este ano, foram registrados um caso de Dengue e um de Chikungunya. O município, no entanto, continua com 1.36% de infestação, índice considerado elevado pelo Ministério da Saúde. Os bairros mais preocupantes são Cidade dos Euclides, Vila União, Nova Caiçara e Expectativa. Uma das estratégias da Secretaria de Saúde é vistoriar as residências e acabar com o foco do mosquito, como explica a coordenadora de Vigilância e Saúde, Francisca Escócio.

TEC/SONORA: Francisca Escócio, coordenadora de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde de Sobral.

“O município tem 98.076 imóveis e já foram visitados 95.399. Eles foram tratados e detectados 1.289 positivos, ou seja, imóveis onde foram encontrado o criadouro do mosquito, né?”

LOC: Cerca de 220 agentes de endemias estão espalhados pela cidade vistoriando as residências. Caso ele desconfie de um criadouro do mosquito, ou algo suspeito, o agente vai tomar medidas para amenizar a situação de risco da residência, como explica a coordenadora de Vigilância e Saúde, Francisca Escócio.

TEC/SONORA: Francisca Escócio, coordenadora de Vigilância e Saúde, da Secretaria de Saúde de Sobral.

“É feito um tratamento focal com a larvicida, telamento nas caixas d´água onde há possibilidade de entrada do mosquito. Que para nós, em Sobral, e para a realidade do Ceará, ainda há muitas pessoas que fazem o armazenamento de água em tanque, tambores e potes. Na ocasião, é instalado um laboratório entomológico para a identificação das larvas encontradas no depósito para saber se é de Dengue.”

LOC: A Secretaria de Saúde tem a Sala de Situação e Mobilização de Combate ao Mosquito, que diariamente monitora o índice de infestação dos bairros de Sobral.
Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.