SÍNDROME DE DOWN: Todos os bebês com Síndrome de Down nascem com doenças cardíacas, mito ou verdade?

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: As chances de pessoas com Síndrome de Down desenvolverem alterações no coração é alta. Logo que nascidos, todos precisam passar por exames específicos. E isso deve se repetir ao longo da vida. Mas, todos os bebês com Síndrome de Down nascem com doenças cardíacas? A coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Odília Brigido, esclarece: isso é mito!

SONORA: Odília Brigido, coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde.

“Não. Ela tem alterações cardíacas que podem até levar a óbito se não tratadas. A gente não fala que é doença cardíaca. Ela tem uma alteração cardíaca que pode ser muito bem acompanhada, tratada por um especialista. Não chega a ser uma doença. Não chega a ser uma coisa que a pessoa vá abrir mão de tudo, porque ela tem uma disfunção que limita a fazer qualquer coisa”.

REPÓRTER: Mesmo não sendo uma regra, mais da metade dos bebês com Síndrome de Down nascem com má-formação no coração, conhecida como cardiopatia congênita. E como disse a coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Odília Brigido, o acompanhamento por um cardiologista é fundamental para o diagnóstico e o tratamento adequado, quando necessário.

Reportagem, Erika Braz.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.