SERRINHA (BA): Racionamento de água pode aumentar a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Como o período agora é de seca em Serrinha, os moradores estão guardando água para beber e cozinhar

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O armazenamento de água em casa é necessário por causa da seca, mas se for feito de maneira errada, causa outro problema tão ruim quando a falta d’água: a infestação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Como o período agora é de seca em Serrinha, os moradores estão guardando água para beber e cozinhar. Por isso o Coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha, Valdete de Jesus, explica de que forma essa água deve ser armazenada para evitar a reprodução do mosquito.

TEC/SONORA: Valdete de Jesus, Coordenador de Endemias

“Acondicionar bem a água e tampar os reservatórios. Fazer uma tampa, se for o caso, vedar ou calafetar. Porque se seu deixo o depósito a prova de mosquito eu vou conseguir o meu objetivo. Mas, se eu não deixo, é claro que o mosquito vai encontrar água ali e vai se proliferar.”

LOC: A presença do Mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika em Serrinha preocupa a população e as autoridades de saúde. Na cidade, são mais de seiscentas notificações de casos de Dengue, cerca de 140 de Zika e 125 de Chikungunya, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Eliana Teixeira tem 32 anos, é funcionária pública e mora em Santa. Ela já teve Dengue e para que outras pessoas não passem pelo o que ela passou, Eliana pede aos moradores que cuidem mais da própria casa para o mosquito não nascer.

TEC/SONORA: Eliana Teixeira, funcionária pública

“De certa forma a culpa também é nossa, porque se cada um fizer a sua parte, se eu fizer a minha parte em casa de, pegar meu tanque, olhar minhas plantas, tomar conta da minha casa, com certeza as doenças não vão se proliferar tanto como estão agora.”
LOC: Pelo segundo ano seguido, Serrinha está em situação de alto risco para infestação do mosquito, de acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde. Por isso a população do município deve dedicar 15 minutos para acabar com os focos dentro de casa. Todas as sextas feiras, o Ministério da Saúde vai comandar uma mobilização nacional para que cada família combata o mosquito, mas isso pode e deve ser feito todos os dias. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.