SERRA TALHADA (PE): Armazenamento de água de forma inadequada contribui para a proliferação do mosquito transmissor

No município, mais de onze mil pessoas tiveram Dengue, Zika ou Chikungunya entre 2015 e 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A seca no Nordeste obriga muitas famílias da região a armazenarem água em casa para beber, cozinhar ou tomar banho, por exemplo. E em Serra Talhada não é diferente. Mas é necessário que os moradores da cidade tomem cuidado na hora de estocar água. Se os recipientes não forem bem tampados, o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya vai ter onde colocar os ovos, como ressalta o Secretário Municipal de Saúde de Serra Talhada, Aron Lourenço.

TEC/SONORA: Aron Lourenço, Secretário Municipal de Saúde

“As pessoas deixam os depósitos a céu aberto e com um cenário muito favorável para à oviposição do mosquito. Aí, esses depósitos de água se tornam criadouros do mosquito transmissor dessas arboviroses. Nós vemos os números claramente. Nós temos índices de infestação altos e com ameaça de epidemia.”

LOC: Na hora de armazenar água, verifique se as tampas das cisternas estão bem vedadas. Lembre-se de também cobrir bem a parte superior dos tanques. As caixas d’água também são locais bem procurados pelo mosquito, então, além de bem tampadas, precisam ser verificadas com frequência. A funcionária pública Maria José, de 40 anos, mora no Ipsep. Ela conta que na casa dela a água é armazenada corretamente, mas nem todos os moradores da cidade conseguem fazer o mesmo.

TEC/SONORA: Maria José, funcionária pública

“Na minha casa eu costumo armazenar em uma caixa d'água fechada. Mas infelizmente nem todas as casas têm essa mesma oportunidade. Porque tem a situação financeira e muita gente não tem condições e acabam armazenando água de maneira inadequada.”

LOC: Em Serra Talhada, mais de onze mil pessoas tiveram Dengue, Zika ou Chikungunya entre 2015 e 2016, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Para o mosquito não fazer mais vítimas, cada família deve dedicar 15 minutos por semana para eliminar criadouros do mosquito dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.