SERRA (ES): Cidade tem 3 confirmações de infecção pelo Zika

50 casos confirmados em todo estado 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Secretaria de Saúde Estadual do Espírito Santoconfirmou três casos do vírus Zikaem Serra. A informação é do último balanço estadual divulgado nesta semana pela secretaria.
 
A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, responsável também pela dengue e pela chikungunya. Para ajudar no combate aos focos, a cidade conta com 390 agentes de saúde e endemias. Pitanga e Nova Carapina I e II são os bairros com mais notificações de doenças ligadas ao mosquito.
 
Para a superintendente de Vigilância em Saúde de Serra, Kelly Areal, receber os agentes em casa e manter os cuidados em dia são fundamentais para evitar novos casos. 
 
SONORA: Kelly Areal - superintendente de Vigilância em Saúde
 
“Receber o agente de combate à endemia e o agente de saúde é extremamente importante. Eles têm a capacidade de avaliar a situação de risco que aquele imóvel tem e de fazer a eliminação desses riscos. Mas quem está todos os dias nas nossas casas somos nós mesmos”.
 
REPÓRTER:  Por isso, a participação da comunidade é muito importante para o combate ao mosquito. O Ministério da Saúde recomenda que as famílias de Serra dediquem 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. A orientação é acabar com possíveis focos fazendo a limpeza dentro de casa, nos quintais e em varandas.
 
O Espírito Santo tem, ao todo, dois mil 642 casos suspeitos de infecção pelo vírus Zika, dos quais 50 foram confirmados. Além deSerra, há 24 confirmações em Vitória, seis em Cachoeiro de Itapemirim, cinco em Cariacica, três em Vila Velha e três em Serra. Aracruz, Nova Venécia, São José do Calçado, Santa Teresa e Presidente Kennedy confirmaram um caso cada.
Para saber mais, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa
 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.