SERGIPE (SE): Transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika continua fazendo vítimas no leste do estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC.: Os municípios do leste sergipano têm sido bastante afetados pelo mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do estado,  na segunda quinzena de março, em Estância, município da região metropolitana de Sergipe, só este ano, quatro casos suspeitos de Chikunginya foram registrados na Secretaria de Saúde local. Além de 11  prováveis de Dengue. O empresário Elísio Monteiro, de 33 anos, que mora na Avenida Silveira Souza, perto do Casarão, no bairro Alagoas, foi picado pelo mosquito e teve Chikunginya. No início, Elísio não acreditou que poderia ter contraído a doença, mas logo os sintomas se intensificaram e não deu para ele manter a rotina.

TEC/SONORA: Elísio Monteiro, empresário.

“Eu não cheguei a procurar um médico, mas me causou muitas dores e indisposição. Eu fiquei alguns meses com dores articulares que me impossibilitaram de fazer alguma atividade física. As dores persistiram por muito tempo. Dois ou três meses. Tinha coisa que eu me limitava a fazer, como abaixa. Quando eu ia subir na escada, às vezes doía.”

LOC.: Outro município da região que também foi afetado pelas doenças que o mosquito transmite foi Itabaianinha, que fica na microrregião de Boquim. Lá, cinco  casos de Dengue foram notificados somente este ano.  Os de Chikunginya chegaram a oito. E como contornar essa situação, já que, apesar de ações de combate ao mosquito, elaboradas pelas Prefeituras dos municípios, os casos continuam surgindo? O coordenador de Endemias de Itabaianinha, Sérgio Correia, dá uma dica de como os moradores podem agir para o mosquito não continuar fazendo vítimas.

 

TEC/SONORA: Sérgio Correia, coordenador de Endemias.

 

 “Se você perceber que na casa do seu vizinho continua tendo foco, denuncie. Vá até a Secretaria Municipal de Saúde e denuncie onde é a rua, o número da casa, porque aquilo pode afetar você, a população da sua rua, do seu bairro, da sua cidade. Então a gente pede à população que seja fiscal com a gente, para combater o mosquito.”

LOC.: Em todo o estado, 12 pessoas registraram casos suspeitos de Zika. Chikungunya foi responsável por 81 notificações; Dengue, por 181. Todos em 2017. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.