Data de publicação: 25 de Novembro de 2016, 23:00h
Simão Dias, Carira e Itabaiana estão entre as cidades mais afetadas pela infestação do Aedes
TEC/SONORA: Virgínia Morad, digitadora
“Eu tanto tive a Dengue quanto a Chikungunya.”
LOC: Nossa, Virgínia! Que horror! Você deve ter sofrido muito. O que você sentiu?
TEC/SONORA: Virgínia Morad, digitadora
“Começou com um vermelhidão no corpo e as articulações incharam. Indisposição, febre altíssima, náusea.”
LOC: É Virgínia, esse mosquitinho é capaz mesmo de acabar com a vida de alguém. Eu é que não quero passar por tudo isso que você passou. Por falar nisso, você aí que está ouvindo já deu uma olhada no seu quintal hoje? Passou pelo banheiro, pela cozinha e verificou se não tem nenhum recipiente com água parada? Olhou atrás da geladeira? Pois é, se ainda não fez isso está esperando o quê? Olha o que a Virgínia passou. Ela trabalha como digitadora e aposto que teve que deixar de trabalhar quando ficou doente.
TEC/SONORA: Virgínia Morad, digitadora
“Tive, tive que me ausentar do trabalho. Fui ao médico, constatou, aí me deu atestado pra que eu não fosse ao trabalho, porque também fiquei muito debilitada. Eu não consegui de jeito nenhum exercer a função.”
LOC: Assim como Virgínia Morad, milhares de pessoas sofrem com a Dengue, o vírus Zika e a febre Chikungunya, todas transmitidas apenas por um mosquito. Ela tem 43 anos e mora no Conjunto Caçula Valadares, em Simão Dias, uma das cidades mais infestadas pelo inseto. Carira e Itabaiana também tem muitos casos. Até porque, em todo o estado, mais de cinco mil pessoas tiveram Chikungunya, quase duas mil tiveram Dengue e 29 sofreram com a Zika. Então, não vacile! Preste atenção nas dicas que a Secretária Estadual de Saúde, Conceição Mendonça, tem para você.
TEC/SONORA: Conceição Mendonça, Secretária Estadual de Saúde
“São medidas básicas, começando dentro da sua casa, não deixando água parada, criadouros, plantas. Também evitando lixo na porta de casa, lixo se coloca no lixeiro. São ações altamente eficientes que você tem que ter cuidado por a Dengue, a Dengue mata.”
LOC: Entendeu? Agora é só por em prática. 15 minutinhos por semana são suficientes. Agindo assim, você e sua família ficam livres do mosquito. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev