SENHOR DO BONFIM (BA): Segunda dose da vacina contra HPV não será aplicada nas escolas. Meninas devem ir aos postos de saúde

Vacinação contra HPV está baixa em Senhor do Bonfim. Meninas entre 11 e 13 anos devem procurar postos de saúde para tomar a segunda dose da vacina, que é segura e protege contra o câncer do colo do útero 

Salvar imagem

REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o vírus HPV não será mais aplicada nas escolas do município de Senhor do Bonfim, na Bahia, segundo a Coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Rosane de Jesus. As meninas entre 11 e 13 anos de idade, devem procurar as unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina contra o vírus HPV. Dados do Ministério da Saúde, apontam que, menos de 18 por cento das jovens, de Senhor do Bonfim, tomaram a vacina. O baixo número contraria a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar, no mínimo, 75 por cento das adolescentes do município. Com o baixo índice de vacinação, a Coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Rosane de Jesus, faz um apelo à população do município sobre a importância da vacina.

SONORA: coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Rosane de Jesus
 
 

 

Eu convido toda a população bonfinense que tenham adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, que tomaram a primeira dose, para que se dirijam a um posto de saúde mais próxima de sua residência para que possam estar tomando a segunda dose dessa vacina contra o HPV, uma vez que é de extrema importância a administração da segunda dose para completar o esquema e proteção contra a doença, que vai prevenir o câncer do colo do útero”.

 

 
REPÓRTER: A vacinação contra o vírus HPV é divida em três etapas. Para que a proteção seja completa, é importante que todas sejam cumpridas. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, destaca as três fases da vacinação.
 
SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses e, as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos 11 anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de 11 a 13 anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram 11anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos 11 anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses e, uma terceira dose cinco anos depois”.
 
REPÓRTER: As meninas de Senhor do Bonfim, que ainda não se vacinaram, devem procurar qualquer uma das 12 unidades de saúde entre oito da manhã e cinco da tarde, de segunda à sexta-feira. As adolescentes não precisam da autorização dos pais para tomar a vacina. Para se vacinar, as meninas devem levar o cartão de vacinação ou um documento de identidade.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira, reportagem, Henrique Carmo

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.