SENADOR GUIOMARD (AC): Ministério da Saúde recomenda que cidade priorize ações de combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Senador Guiomard continua na batalha contra o Aedes aegypti. Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre, no começo de abril, a cidade notificou 57 casos de dengue, dois do vírus Zika e dois de chikungunya. Mesmo com números baixos, o combate ao mosquito está intenso. Mais de cinco mil e 600 imóveis do município já foram vistoriados pelos agentes de saúde. A meta é visitar pouco mais de seis mil e 400 propriedades. É importante lembrar que a melhor forma de combater o Aedes é não deixar o mosquito nascer. Por isso, além de receber a visita dos profissionais, a recomendação é a de que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 

“Não se esqueça também de fazer sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro.”
 

REPÓRTER: Cerca de 400 agentes de saúde e de endemias visitam imóveis em todo Acre e fazem a vistoria para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo. Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.
 

 

Reportagem, Ana Freire

Receba nossos conteúdos em primeira mão.