SENADOR CANEDO (GO): Agentes vão visitar 60 mil imóveis no combate ao Aedes, no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓTER: Senador Canedo está em guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. Quase 300 agentes de saúde e endemias, com a ajuda do corpo de Bombeiros, estão visitando as casas dos 75 bairros da cidade para conscientizar a população para os riscos do mosquito e eliminar os focos do Aedes. A meta dos agentes é visitar 60 mil imóveis na cidade, até o fim de março.  Renata Noronha trabalha no Jardim das Oliveiras. O lugar é um dos mais infestados pelo Aedes, em Senador Canedo. Ela é farmacêutica e sabe que, a única forma da cidade se livrar das doenças transmitidas pelo mosquito é evitar que ele nasça.

SONORA: Renata Noronha, farmacêutica

 

 

“A todos de Senador Canedo e região, tenham mais cuidado aí, com água parada, para evitar o mosquito da dengue, a Zika, a chikungunya, que tem feito vítimas na nossa região."

 

REPÓRTER: Até agora, 25 mil casas já tiveram a visita dos agentes de saúde em Senador Canedo. Além de Jardim das Oliveiras, Vila Galvão e Parque Alvorada são lugares com grande infestação do Aedes. Vale lembrar, os agentes de combate ao mosquito estão visitando os bairros de Senador Canedo aos finais de semana. A ideia é aproveitar a presença das famílias em casa para a realização da vistoria de prevenção. As informações são da Assessora Técnica de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde, do município, Tessália Ribeiro. Ela pede que todos entrem na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika, e abram as portas das casas para os agentes de combate.

SONORA: Tessália Ribeiro , Assessora Técnica de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, de Senador Canedo

“A Secretaria de Saúde quer pedir para a população mais empenho nas ações de combate ao mosquito Aedes, no sentido de estar cuidando, realmente, do seu quintal, estar tirando dez minutos por semana para olhar o quintal e eliminar os focos do mosquito, e também para estar recebendo bem o agente; se não estiver em casa, deixe a chave com o vizinho”

REPORTER: A principal forma de se proteger das doenças transmitidas pelo Aedes é acabar com possíveis criadouros como lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: Se, você conhece locais que podem ser criadouros do Aedes em Senador Canedo e, que não tenham condições de serem limpos pela população, basta ligar no Núcleo de Controle de Vetores da cidade e solicitar o serviço de limpeza e inspeção. O número é o: 3275 9916. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.