Data de publicação: 20 de Março de 2016, 13:44h
REPÓRTER: Senador Canedo continua firme no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. As ações contra o mosquito estão sendo intensificadas no dia-a-dia dos moradores da cidade goiana, já que 11 casos do vírus Zika foram confirmados no município. Os dados são do último boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. É preciso manter a atenção aos casos de Zika, porque o vírus pode causar o nascimento de bebês com microcefalia, doença que faz a criança ter o tamanho da cabeça menor do que o normal. O neurocirurgião Cid Carvalhaes explica como funciona essa malformação.
SONORA: Cid Carvalhaes, Neurocirurgião
“O crânio desenvolve pouco e, por consequência, o cérebro também desenvolve pouco. E a criança nasce com a cabeça pequena. Isso faz com que ‘aperte’ o cérebro e o cérebro tenha dificuldade de crescer.
REPÓRTER: Felizmente, nenhum caso de microcefalia foi registrado, até agora, em Senador Canedo. Mas não só as mamães têm que se preocupar em combater o Aedes e manter esse registro zerado. Todos moradores também precisam se prevenir das doenças que o mosquito transmite. A suspeita é de que uma pessoa tenha morrido, na cidade, por culpa da dengue. Por isso, para exterminar os focos do vetor, cerca de 300 agentes de saúde e endemia vistoriam os lares da população, diariamente. O Jardim das Oliveiras, Vila Galvão e Parque Alvorada, por exemplo, são lugares que tem muita infestação do mosquito. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, explica que é possível interromper o ciclo de vida do vetor se, uma vez por semana, os moradores eliminarem os criadouros de dentro de casa. Ele sugere que as famílias façam um sábado de faxina, ou que escolham algum outro dia para fazer a limpeza.
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo. Então o que o Ministério da Saúde está recomendando, é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos.”
REPÓRTER: O jeito mais eficaz de se prevenir de todas as doenças que o Aedes transmite é não deixar com que ele nasça. Por isso, a participação de toda a população é fundamental. Saiba mais na internet, no site combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Bruna Goularte
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev