SEGURANÇA: PEC da autonomia da PF deve ser entregue na CCJ, ainda nesta terça-feira (7)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que prevê a autonomia administrativa e orçamentária da Polícia Federal pode ser entregue para votação de admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira. O projeto já tem relatoria pronta do deputado Federal, João Campos, do PRB de Goiás. Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, a população de todo país está assinando uma carta do povo brasileiro que vai ser entregue na Câmara. Além disso, nas redes sociais, os internautas também estão se mobilizando em apoio à autonomia da PF. No microblog Twitter, os usuários estão enviando mensagens de apoio à aprovação da autonomia da PF em ação chamada de “twitaço”, como explica a diretora-regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, em São Paulo, Tânia Pereira.
 
SONORA: diretora-regional da ADPF-SP, Tânia Pereira
 
“Integrantes da sociedade civil estão espontaneamente organizando o twittaço #apoiopec412. Porque hoje é o dia em que o relator, deputado João Campos, irá apresentar seu relatório na Comissão de Cidadania e Justiça da Câmara, podendo dá andamento, depois de tanto tempo, a nossa PEC da autonomia”.  
 
REPÓRTER: A PEC 412 prevê que os próprios policiais federais administrem os recursos da instituição. Com autonomia, a PF vai poder agir contra o crime organizado e a corrupção sem sofrer interferências políticas que possam atrapalhar o trabalho dos delegados da instituição. O deputado Federal, João Campos, lembra que a aprovação da PEC 412 é fundamental para evitar que as investigações da Polícia Federal sofram com falta de investimentos.
 
SONORA: deputado Federal, João Campos, PRB-GO
 
“Hoje, a independência técnica para fins das investigações já está garantida. O quê essa Proposta de Emenda Constitucional procura avançar? Na independência da instituição. Exatamente para impedir que o governo, querendo interferir em uma investigação e não podendo em razão da Lei que nós já temos, queira fazer por caminhos oblíquos. Como? Dificultando a execução orçamentária, interferindo na autonomia administrativa da instituição. Então, essa PEC avança nesse sentindo”.
 
REPÓRTER: No último domingo (5), mais de duas mil pessoas demonstraram apoio a autonomia da Polícia Federal durante a Corrida Contra a Corrupção, realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. De acordo com a ADPF, centenas de pessoas assinaram a carta do povo brasileiro em favor da autonomia da instituição, durante o evento. O abaixo assinado está disponível na internet, no endereço pecdapf.adpf.org.br.
 

 

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.