SEGURANÇA: Líderes de rebeliões no Amazonas serão transferidos para presídios federais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os líderes das rebeliões ocorridas em Manaus vão ser transferidos para presídios federais. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes e pelo governador do Amazonas, José Melo.
Ao todo, em um intervalo de 24 horas, foram registradas 56 mortes e184 fugas em quatro unidades de detenção de Manaus. O pior caso ocorreu no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde todas as 56 mortes foram registradas.  

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, as rebeliões foram resultado da rivalidade entre duas organizações criminosas que disputam o controle de atividades ilícitas na região: a Família do Norte, a FDN, e o Primeiro Comando da Capital, o PCC.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, informou que o governo do estado fará de tudo para encontrar a maioria dos foragidos.

SONORA
: Sérgio Fontes, secretário de Segurança Pública do Amazonas
“A população tem toda razão em estar assustada. O que ela tem que entender é que nós estamos trabalhando, todos os policiais foram chamados das suas folgas, eu tenho certeza de que nós vamos recuperar a maior parte desses foragidos, tenho certeza absoluta disso, porque sempre foi assim. A população pode nos ajudar ligando para o 181, movimentação estranha, movimentação estranha na mata. E, nós vamos checar todas essas informações.”

REPÓRTER:
A secretaria de segurança pública do Amazonas montou barreiras em diversas áreas de Manaus, nas rodovias estaduais e na BR-174. O governo amazonense anunciou que intensificará as revistas periódicas e reforçará a presença da Polícia Militar nas unidades penitenciárias.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.