SAÚDE: Vacina da febre amarela pode ser agendada pela internet em Vitória (ES)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A população de Vitória vai poder contar com um serviço de agendamento da vacina contra a febre amarela pela internet. O sistema já está disponível no site: agendamento.vitoria.es.gov.br. Para agendar é simples: no campo "Primeiro Escolha o Serviço", estará disponível a opção "Vacina contra Febre Amarela". Ao selecionar esse campo, o morador deve escolher a unidade de saúde na qual pretende ser vacinado, com o dia e horário disponíveis. Depois, é preciso preencher um formulário com os dados pessoais e, por último, será emitido um comprovante, que deverá ser apresentado no local onde for tomar a vacina, juntamente com um documento com foto e o cartão de vacinação. Inicialmente, o agendamento foi feito com grupos fechados, que iam viajar para os retiros de carnaval, como grupos de igrejas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, entre outros. A Secretária de Saúde de Vitória, Cátia Cristina Vieira Lisboa, fala da importância de um sistema como esse e qual é a perspectiva de alcance no município.

TEC./SONORA: Secretária de Saúde de Vitória, Cátia Cristina Vieira Lisboa.

“A importância do agendamento é a garantia do acesso, o conforto para a população e a eliminação das filas, que se iniciam às 3, 4 horas da manhã. No momento em que nós implantamos, nós já não tivemos filas. A ideia foi fantástica, teve uma aceitação perfeita da população(...) A perspectiva é que, até o dia 10 de março, 100% das unidades de saúde de Vitória estejam com o agendamento online”.

LOC.: Caso a pessoa perceba que, no dia e horário agendados, não vai poder comparecer, ele deve acessar o portal e efetuar o cancelamento do agendamento, como explica a Diretora da Unidade de Saúde de Santo André, Michele Silvestre Piol Cabral.

TEC./SONORA: Diretora da Unidade de Saúde de Santo André, Michele Silvestre Piol Cabral.

“Caso ele agende para uma data, um horário, que não poderia, porque surgiu um imprevisto, ele pode acessar o portal da prefeitura, entrar no link, pesquisar pelo nome dele, o agendamento dele e vai estar lá a opção e ele vai poder cancelar o agendamento. Cancelando o agendamento, esta vaga dele vai se abrir novamente para outra pessoa que tiver interesse conseguir agendar. É bem tranquilo, não tem como errar, porque ele vai fazendo passo a passo. Diminuiu muito o fluxo de pessoas dentro da unidade formando filas. Interessantíssimo mesmo! Muito bom!”

LOC.: O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo Vitória Online, para celulares Android e IOS. Precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro, oeste da Bahia e algumas cidades de São Paulo. Para saber mais sobre a febre amarela, acesse www.saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.