SAÚDE: Tuberculose existe e tem cura, desde que o tratamento seja realizado até o final

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Tuberculose é a doença que mais mata no mundo atualmente. No Brasil, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos a cada ano. É importante ressaltar que a Tuberculose não é uma doença do passado. Ela existe, tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“O tratamento é gratuito pelo SUS e dura, no mínimo, seis meses. Por isso, é importante identificar a doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Então, fazemos aqui um apelo aos familiares, aos amigos das pessoas portadores de Tuberculose, que estimulem essas pessoas a buscar o tratamento, é um bom tratamento que o SUS oferece e, certamente com isso, além de atingirmos as nossas metas e os nossos compromissos com a Organização Mundial de Saúde, daremos mais qualidade de vida, mais conforto e mais saúde aos brasileiros.”

 

LOC: Todos os pacientes com suspeita da doença devem fazer o Teste Rápido Molecular, ferramenta que começou a ser utilizada no Brasil em maio de 2014, como explica a consultora técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Fernanda Dockhorn.

 

TEC/SONORA: Fernanda Dockhorn, consultora técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

“Esse teste detecta no exame de escarro, na amostra do escarro, o bacilo da Tuberculose, em até duas horas, em um ambiente laboratorial. Então, o ganho que se teve com ele, é que, além de ele detectar melhor, é mais rápido.”

LOC: A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, como explica o médico pneumologista Gilberto Sandin.

 

TEC/SONORA: Gilberto Sandin,médico pneumologista.

 “Tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por um bacilo, que acaba se disseminando através de gotículas expelidas por tosse, fala ou mesmo espirros, se disseminando pelo ar. A pessoa acaba inalando estas gotículas e acaba se contaminando. É importante salientar que, uma vez que estas gotículas caem em uma superfície, a Tuberculose já não vai ser transmitida, ou seja, o uso de copos ou talheres não vai transmitir a Tuberculose a outras pessoas.”

 

 

LOC: Lembrando que a responsabilidade pelo sucesso do tratamento não é somente do usuário, mas deve ser compartilhada com a equipe de saúde, com a família e amigos, para que eles sejam solidários e ajudem. Para saber mais acesse saude.gov.br  Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.