Data de publicação: 14 de Agosto de 2017, 12:10h, atualizado em 14 de Agosto de 2017, 06:04h
A Rede Universitária de Telemedicina está presente em 150 universidades e hospitais universitários em todo o Brasil
Serão inauguradas nessa terça-feira (15) mais duas unidades da Rede Universitária de Telemedicina, conhecida como Rute, em Recife (PE) e Maceió (AL). Agora, sobe para 126 o número de unidades em funcionamento no País. A Rede Universitária de Telemedicina está presente em 150 universidades e hospitais universitários em todo o Brasil.
Um dos objetivos da Rede é melhorar o atendimento à população em áreas remotas por meio da tecnologia. A telemedicina usa tecnologia para o fornecimento de informação e atenção médica à distância, por meio de telefone, celular, tablet, internet ou videoconferência. Atualmente, existem cerca de 50 grupos de interesse em várias especialidades da saúde com 600 sessões por ano realizadas por vídeo e webconferência, disponibilizadas também para redes de outros países, como Japão, Austrália, Estados Unidos e países da Europa.
O coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, explica que a intenção é levar internet de alta velocidade nas instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil, para que o atendimento seja mais efetivo tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes.
“Tem por objetivo fazer a assistência remota aos municípios, aos pacientes, apoiar com segundas opiniões, com treinamentos à distância, fazendo pesquisa colaborativa.”
A telemedicina é essencial para que pessoas que moram em áreas remotas tenham acesso a serviços de saúde antes disponíveis apenas em grandes centros urbanos. Luiz Messina garante que a Rute é também uma forma de garantir mais formação aos estudantes e aos profissionais da saúde, já que cirurgias podem ser transmitidas em alta definição.
“É para que os hospitais universitários, e também os certificados de ensino estaduais e municipais, tenham a melhor conectividade disponível naquela cidade. Dessa forma, eles podem fazer ações à distância, tanto fazer a assistência dos pacientes remotos como fazer capacitação nas unidades básicas de saúde, também fazer captação e transmissão de cirurgias ao vivo.”
Em Recife, a nova unidade será no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra. Já em Maceió, a unidade será instalada na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. A Rute é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Reportagem, Jalila Arabi.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev