SAÚDE: Rede Universitária de Telemedicina amplia atendimento à distância em Recife e Maceió

A Rede Universitária de Telemedicina está presente em 150 universidades e hospitais universitários em todo o Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Serão inauguradas nessa terça-feira (15) mais duas unidades da Rede Universitária de Telemedicina, conhecida como Rute, em Recife (PE) e Maceió (AL). Agora, sobe para 126 o número de unidades em funcionamento no País. A Rede Universitária de Telemedicina está presente em 150 universidades e hospitais universitários em todo o Brasil.

Um dos objetivos da Rede é melhorar o atendimento à população em áreas remotas por meio da tecnologia. A telemedicina usa tecnologia para o fornecimento de informação e atenção médica à distância, por meio de telefone, celular, tablet, internet ou videoconferência. Atualmente, existem cerca de 50 grupos de interesse em várias especialidades da saúde com 600 sessões por ano realizadas por vídeo e webconferência, disponibilizadas também para redes de outros países, como Japão, Austrália, Estados Unidos e países da Europa.

O coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, explica que a intenção é levar internet de alta velocidade nas instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil, para que o atendimento seja mais efetivo tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes.

“Tem por objetivo fazer a assistência remota aos municípios, aos pacientes, apoiar com segundas opiniões, com treinamentos à distância, fazendo pesquisa colaborativa.”

A telemedicina é essencial para que pessoas que moram em áreas remotas tenham acesso a serviços de saúde antes disponíveis apenas em grandes centros urbanos. Luiz Messina garante que a Rute é também uma forma de garantir mais formação aos estudantes e aos profissionais da saúde, já que cirurgias podem ser transmitidas em alta definição.

“É para que os hospitais universitários, e também os certificados de ensino estaduais e municipais, tenham a melhor conectividade disponível naquela cidade. Dessa forma, eles podem fazer ações à distância, tanto fazer a assistência dos pacientes remotos como fazer capacitação nas unidades básicas de saúde, também fazer captação e transmissão de cirurgias ao vivo.”

Em Recife, a nova unidade será no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra. Já em Maceió, a unidade será instalada na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. A Rute é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Reportagem, Jalila Arabi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.