SAÚDE: Piscinas, caixas d’água e calhas guardam perigos quando assunto é mosquito da Dengue

Lugares que armazenam água são os preferidos do mosquiot para se reproduzir

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Manter a casa sempre limpa e vigiar locais e objetos que podem acumular água são tarefas simples, mas fundamentais no combate ao mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Dependendo da região do país, alguns locais ou objetos representam ameaça maior dentro da nossa própria casa. A coordenadora geral dos Programas de Controle da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes do ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli, lembra que no nordeste, por exemplo, por causa da seca, as pessoas precisam armazenar água em toneis ou caixas d’água.


SONORA coordenadora geral dos Programas de Controle da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes do ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli
8’01 uma forma de equacionar essa questão em ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouros do mosquito é uma estratégia de colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos 8’23”

LOC: Em outros lugares do Brasil, as maiores ameaças de formação de criadouros do mosquito da Dengue estão nas piscinas e nas calhas dos telhados.


SONORA coordenadora geral dos Programas de Controle da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes do ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli
8’37” em relação à piscinas, é manter as piscinas bem tratadas, fazendo uma limpeza da borda da piscina periodicamente. E as calhas também, um olhar semanal para a limpeza dessas calhas, tirar os resíduos que podem, folhas que podem cair nessa calha e impedir o escoamento adequado de água são tarefas importantes no dia a dia de toda a comunidade 9’03”

LOC: Vasos de plantas, pneus velhos e até uma simples tampinha de refrigerante também acumulam água e se transformam em criadouros do mosquito. Reserva pelo menos 15 minutos por semana para vistoriar a sua casa. Outras informações sobre o mosquito, Dengue, Chikungunya e Zika você consegue em suade.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.