SAÚDE: Pesquisadores não encontraram vírus que transmite Febre Amarela Urbana no mosquito Aedes.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...LOC: A febre amarela pode ser transmitida por diferentes tipos de mosquitos que circulam em áreas urbanas ou silvestres.  Os casos recentes da doença, especialmente em Minas Gerais, aconteceram em áreas rurais e foram  transmitidos pelos mosquitos silvestres, do tipo “haemagogus” que vivem nas florestas.

Já a Febre Amarela  Urbana é transmitida pelo aedes aegypti, o mesmo mosquito que causa dengue,zika e chikungunya. O Aedes foi o responsável por grandes surtos da doença em décadas passadas. O contágio pode ocorrer no caso do mosquito Aedes, que tem hábitos urbanos, picar uma pessoa doente pela febre amarela silvestre. Começaria então um ciclo urbano. No Brasil, o último caso de Febre Amarela Urbana foi registrado em 1942 e sem nenhuma nova ocorrência até o momento, como explica a Pesquisadora em Saúde Pública do Instituto Evandro Chagas do Pará, Lívia Carício:
TEC/SONORA: Lívia Carício, arbovirologista/Pesquisadora em Saúde Pública do Instituto Evandro Chagas-PA
“Muitos estudos tem sido realizados no sentido de investigar porque a gente ainda não observou esse ciclo urbano ser reintroduzido no país. Na natureza não tem sido encontrado nenhum mosquito aedes infectado pelo vírus da febre amarela. A possibilidade há, mas a gente não tem observado. O por quê que não, a gente ainda não sabe muito bem explicar.”
LOC: O Instituto Evandro Chagas, localizado no Pará, é referência Nacional no estudo de doenças tropicais causadas por vírus transmitidos por insetos.
O entomologista Hamilton Monteiro, que estuda os insetos,  conta que o mosquito da febre amarela urbana, o aedes aegypti foi eliminado do Brasil nos anos 40, mas descendentes desse mosquito voltaram nos anos 80 transmitindo a dengue:
 
TEC/SONORA: Hamilton Monteiro, entomologista do Instituto Evandro Chagas-PA
“Nessa nova reintrodução já na década de 80, não temos casos de febre amarela urbana no nosso país. Talvez explique, algumas hipóteses, que esse mosquito não tenha, pode ser uma cepa diferente de mosquito que não tenha condição ainda de transmitir febre amarela. Não tenha capacidade vetorial nem competência para transmitir. Em laboratório ele se infecta com o vírus da febre amarela urbana, mas na natureza nós não temos nenhuma transmissão de febre amarela urbana pelo mosquito , por nenhum mosquito. Não existe febre amarela urbana , existe o medo.”
LOC: A especialista em Saúde Pública do Instituto Evandro Chagas, no Pará, Lívia explica o receio da febre amarela chegar aos centros urbanos:
TEC/SONORA: Lívia Carício, arbovirologista/Pesquisadora em Saúde Pública do Instituto Evandro Chagas-PA
“Porque se estabelecer um ciclo urbano, a gente vai ter um número muito maior do que agente observa do que quando a gente tem um ciclo silvestre.”
LOC: Se você também tem receio de pegar  Dengue, Zika, Chikungunya ou Febre Amarela, então, combata o mosquito não deixe água parada. E lembre-se que existe a vacina para a Febre Amarela.
Para saber outras informações dê uma olhada no Ministério da Saúde no site: saúde.gov.br.    
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.