SAÚDE: Painel simula a transpiração humana para matar o Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Um painel que simula a respiração humana e exala o nosso cheiro para atrair e matar o Aedes aegypti. Essa tecnologia já existe e está disponível para as cidades que quiserem usá-la para combater o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

 

A iniciativa foi desenvolvida por duas agências publicitárias cariocas, a NBS e a Postercope, com orientação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

André Lima, um dos criadores do projeto, explica que a engenhoca consegue atrair os insetos em um raio de até quatro quilômetros e tem capacidade de prender cerca de 70 mosquitos por dia. Segundo ele, os insetos morrem desidratados depois de serem atraídos para dentro do painel.

 

O Centro do Rio de Janeiro já conta com um painel instalado em frente à Assembleia Legislativa O projeto está disponível no site:painelmatamosquito.com.br. E qualquer um que tenha interesse pode reproduzir a tecnologia, já que os autores abriram mão dos direitos autorais, como explica o publicitário André Lima.

 

SONORA: André Lima, vice-presidente de criação da NBS

 

“A gente resolveu desenvolver em forma de creative commons. O que é o creative commons? É quando a gente que desenvolveu a tecnologia abre mão dos direitos autorais e disponibiliza, de alguma forma, para que as pessoas possam reproduzir. Então, qualquer um pode entrar no site, ver o modelo esquemático e reproduzir sem precisar pagar os direitos de uso relativos à tecnologia”.

 

REPÓRTER: Embora seja mais um aliado no enfrentamento ao Aedes aegypti, a iniciativa não acaba de vez com o problema do mosquito, como lembra o próprio idealizador do painel, o publicitário André Lima.

 

SONORA: André Lima, vice-presidente de criação da NBS

 

“A gente não tem a pretensão de que, com essa ação, a gente vai eliminar o problema. A gente está ajudando uma parcela pequena. Com a certeza de que a mensagem da conscientização de todos se juntarem no combate é o fundamental. E propondo, de alguma forma, a busca de soluções criativas e novas para poder juntar essa grande frente de combate ao mosquito”.

 

REPÓRTER: É importante lembrar que a melhor forma de lutar contra o mosquito é evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas, vasos de plantas e vasilhames em geral. O lixo também deve estar sempre fechado, assim como as tampas das caixas d’água. Faça você também a sua parte para livrar o país do Aedes aegypti.

Para saber mais como se proteger do Aedes, acesse o site do Ministério da Saúde:combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Gabriel Veras

Receba nossos conteúdos em primeira mão.