SAUDE: Música de Anitta vira paródia no combate ao Aedes. Versão é sucesso em cidade goiana

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Sobe Som

REPÓRTER: Sucesso nas paradas de todo o Brasil, a música “Show das Poderosas”, da cantora Anitta, virou paródia no combate ao Aedes aegypti, na cidade goiana de Santo Antônio do Descoberto. A paródia foi criada pela agente de endemias do município, Livani Alves. A princípio, a música era para engajar os alunos das escolas de Santo Antônio do Descoberto no combate ao mosquito, mas o som ganhou projeção e a cidade toda canta a música.

Sobe Som

REPÓRTER: A paródia ganhou projeção e não deu outra: passou a ser a trilha sonora oficial do combate ao Aedes em Santo Antônio do Descoberto, como conta a autora, Livani Alves.   

SONORALivani Alves, agente de endemias

“O prefeito aqui do município disponibilizou um trio elétrico. E eu fico em cima do trio elétrico, tocando a música, tocando ao vivo, para a população e chamando a população à responsabilidade de estar cuidando dos seus quintais.”

REPÓRTER: Além de Santo Antônio do Descoberto, Anápolis, Mineiros, Luziânia e Jataí são municípios de Goiás considerados prioritários no combate ao Aedes, que também estão tendo a visitas dos agentes. Mas ainda há moradores que insistem em não abrir as portas de casa para a vistoria. Livani Alves ressalta que, após o sucesso da paródia, os moradores de Santo Antônio do Descoberto passaram a receber os agentes de combate ao mosquito com mais entusiasmo.

SONORA: Livani Alves, agente de endemias

“Então quando você, ali no trio elétrico está tendo contato direto com o morador, você percebe que na frente da sua residência tem lixo, dentro do seu quintal tem lixo. Então eu chamo o morador, e falo: ‘vamos que a responsabilidade é nossa’. A maioria da população aplaude e aceita muito bem a ação”.

REPORTER: Até agora, mais de cinco mil casos de microcefalia já foram notificados no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A microcefalia é uma das doenças que possivelmente pode ser causada pelo Zika, vírus transmitido pelo Aedes aegypti. A única forma de proteção é impedir que o mosquito nasça, como lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que toda população reserve 15 muitos por semana para acabar com os focos do mosquito, em casa. Se você quiser escutar a paródia de Livani, na íntegra, basta mandar uma mensagem no whatsapp para 061 8446 1173. Saiba mais sobre como combater o Aedes aegypti na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.