SAÚDE: Ministério da Saúde dará apoio financeiro aos municípios mineiros para combater a Febre Amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ministro da Saúde, Ricardo Barros, recebeu nesta semana, a visita de parlamentares e prefeitos dos municípios de Minas Gerais que foram mais atingidos pelo surto de Febre Amarela. De acordo com ele, o governo federal irá apoiá-los financeiramente para combater a doença.

TEC./SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros (0:30)

“Me comprometi com eles de atender o pleito de um apoio financeiro, porque todos tiveram um impacto econômico das medidas necessárias para o atendimento das pessoas afetadas e também para vacinação. É muito útil para nós este diálogo com os prefeitos. Entender o que aconteceu e como nós Ministério da Saúde podemos estar presentes e efetivamente contribuindo, além da distribuição de vacinas, que nós fizemos rapidamente, contribuindo mais para sanar os efeitos desse surto de Febre Amarela que atingiu o estado de Minas Gerais”.

REPÓRTER: Os prefeitos que se reuniram com o ministro se comprometeram a repassar ao Ministério da Saúde informações sobre o aumento de internações por suspeita de febre amarela. Além de Minas Gerais, há casos confirmados da doença no Espírito Santo, Bahia e São Paulo e são apenas nestas localidades, que é recomendada a vacinação, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC./SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros (0:29)

“Estamos agindo de forma muito determinada em conter o foco que está localizado no Estado de Minas Gerais, vacinando todos os Estados que estão em torno de Minas Gerais e também São Paulo, fazendo um esforço muito grande para que o sul da Bahia, o Espírito Santo, o norte do Rio de Janeiro tenham uma ampla vacinação... Já distribuímos lá 5 milhões de doses de vacinas a mais nestes Estados, para que a cobertura vacinal seja ampla. É só nestas áreas que se recomenda a vacinação”.

REPÓRTER: Até o momento, 127 casos de Febre Amarela foram confirmados e 47 pessoas morreram decorrente da doença.

Reportagem, Cintia Moreira
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.