SAÚDE: Ministério da Saúde anuncia compra de equipamentos de diagnóstico rápido de zika vírus

Aparelhos custaram cento e dezenove milhões de reais, e devem estar à disposição já em novembro. Crianças e grávidas têm prioridade ao acesso.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta terça-feira a compra de três milhões e meio de aparelhos para detecção de doenças provocadas pelo zika vírus. De acordo com a pasta, o teste é realizado com uma amostra do sangue do paciente misturado a um soro, e promete o diagnóstico em até vinte minutos. O aparelho foi produzido pela Bahiafarma, indústria estatal da Bahia, a um custo total de cento e dezenove milhões de reais.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o primeiro lote do equipamento chegará já em meados de novembro para a rede pública de saúde, através do SUS, e terão prioridades ao aparelho mulheres grávidas, recém-nascidos e crianças de até um ano. Mas para ter acesso, é preciso de uma receita médica.

O diagnóstico é realizado através de duas tiras portáteis, onde a amostra de sangue misturada ao soro é depositada. A primeira tira irá identificar infecções recentes, de até duas semanas antes do exame, e a segunda irá identificar possíveis infecções ocorridas há mais tempo.


O Brasil registrou, até 17 de setembro, mais de duzentos mil casos prováveis de zika, sendo mais de dezesseis mil só em gestantes.

Reportagem, Gustavo Schuabb

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.