SAÚDE: Meninos também receberão vacina contra HPV a partir de 2017

Meninas que não receberam as duas doses até os 14 anos de idade também sal alvo da campanha

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério da Saúde anunciou que a partir de janeiro do ano que vem irá vacinar meninos de 12 e 13 anos contra o HPV. Com a iniciativa, o Brasil será o primeiro país da América Latina a oferecer vacinas para meninos em programas nacionais. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo ministro Ricardo Barros. As vacinas serão disponibilizadas a partir do ano que vem pelo Sistema Único de Saúde. Até 2020 a faixa etária será ampliada gradativamente, incluindo meninos dos 9 a 13 anos de idade.
 
Outra novidade para o ano que vem é de que as meninas que chegaram aos 14 e não tomaram as duas doses, também serão incluídas na campanha. Desde 2014, mais de cinco milhões e meio de meninas já foram imunizadas, a estimativa para o ano que vem é que 500 mil garotas não tenham tomada as duas doses.
 
O objetivo é imunizar mais de três milhões e meios de garotos no ano que vem, além de mais de 99 mil crianças e jovens dos 5 aos 26 anos que vivem com HIV e Aids, que também vão receber as doses. O investimento total é de mais de 288 milhões de reais, para a compra de mais de seis milhões de doses.  
 
A campanha tem como principal objetivo, nos homens, proteger de cânceres no pênis, garganta e ânus, diretamente ligados à doença. Já nas meninas , os cânceres de colo do útero, vagina e anal, lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções são evitadas com a vacinação.

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.