SAÚDE: Leis mais rígidas fazem população participar mais da luta ao mosquito da Dengue

Salvar imagem

LOC: O poder público executa tarefas fundamentais para o combate ao mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika, entre elas recolher lixo e pneus usados. 


Mas esse combate é trabalho também para a população.

Cada um deve manter a casa limpa, cuidando para que não haja acúmulo de água em objetos e locais que podem servir de criadouro do mosquito.

Muitas pessoas fazem isso, mas outras agem com desleixo, comprometendo a própria saúde, a da família e dos vizinhos.

O presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira, acredita que nos últimos anos as pessoas estão mais conscientes que combater o mosquito é dever de todos.

Mas ele ressalta que em boa parte essa conscientização é fruto de medidas duras tomadas pelo poder público.  

TEC/SONORA: Mauro Junqueira, presidente do Conasems

“Ações que foram feitas mais duras em alguns municípios que tinham problemas mais graves, como leis municipais que trazem até questão de multa, autorização de entrar em casas que estão fechadas. Muita coisa foi feita, e acho que isso sensibiliza de uma certa forma a população, esses casos têm sido cada vez menores, a gente tem conseguido entrar, a população tem nos ajudado.”


LOC: O valor das multas para quem não limpa a casa e propicia a formação de criadouros do mosquito é determinado pelo município, e vai aumentando se a pessoa é multada mais de uma vez. 

Além de manter sua casa limpa, uma das principais coisas que você pode fazer para combater o mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika é deixar entrar os agentes de saúde.

Eles vão te ensinar como combater esse mosquito. Saiba mais em saude.gov.br/combateaedes.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.