SAÚDE: Inca lança campanha e usa esporte como arma contra tabagismo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, lançou uma campanha nesta semana e adotou o esporte  como tema para a conscientização para o combate ao fumo.  Com o lema #MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde, o instituto quer atingir principalmente a faixa etária de 13 e 35 anos. 

A ideia  é incentivar a prática de esportes e, assim, influenciar ainda mais na prevenção e no fim do tabagismo. Segundo o Inca, o Brasil é reconhecido mundialmente pela redução de fumantes com 18 anos de idade ou mais. Entre 1989 e 2013, o país reduziu de 34, 6% para 14, 7 % a porcentagem da população que fuma.  
 
Ainda de acordo com o instituto, enquanto pratica esporte, quem fuma fica cansado com mais facilidade; sofre com falta de ar; tem resistência reduzida; e poder de reação mais lento.
 
O cigarro tem cerca de 4.720 substâncias, e três em especial comprometem o desempenho físico. A nicotina pode diminuir o tamanho das artérias, que são responsáveis por levar o sangue até o músculo, gerando um desempenho muscular bem menor, além de aumentar os batimentos cardíacos. Sendo assim, os fumantes ficam cansados com mais facilidade.  

Depois de duas horas sem cigarro, a nicotina deixa de ser detectada na corrente sanguínea, após oito horas, o nível de oxigênio normaliza-se e, até 24 horas depois, os pulmões funcionam melhor. Dois dias depois da última tragada, já é possível perceber melhor cheiros e sabores e, após um ano, o risco de infarto do miocárdio cai pela metade. 

Mais informações sobre o tratamento do tabagismo pelo SUS estão disponíveis pelo Disque Saúde. O número 136 funciona 24 horas com atendimento eletrônico, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Reportagem, Vânia Almeida

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.