SAÚDE: Idosos devem ou não se vacinar contra febre amarela?

Salvar imagem

LOC.: A vacina contra febre amarela é a medida altamente segura e eficaz na prevenção e controle da doença, segundo o Ministério da Saúde. Mas é importante verificar se há ou não necessidade de tomá-la. Homens e mulheres acima de 60 anos, por exemplo, não são recomendados a se imunizar. Porém, em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deve avaliar o benefício e o risco da vacinação nos idosos, levando em conta o risco de eventos adversos. De acordo com o Gerente da Unidade Técnica de Vigilância de Doenças e Transmissão Vetorial dentro da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Renato Vieira, esta recomendação de não tomar vacina após os 60 anos não é absoluta, pois se o médico der o aval para a vacinação, não há problema algum em ser imunizado.

TEC./SONORA: Renato Vieira, gerente da Unidade Técnica de Vigilância de Doenças e Transmissão Vetorial dentro da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

“Em relação aos idosos, a recomendação de uma avaliação médica para que seja indicada a vacinação diz respeito a uma possibilidade de que, acima desta faixa etária, é mais frequente a existência de comorbidades, ou seja, existência simultânea de outras doenças mais frequentes nesta faixa etária e podem comprometer a imunidade da pessoa. A recomendação, acima de 60 anos, ela não é uma contra indicação absoluta, ou seja, se o médico deu este aval e esta recomendação de vacina, deve ser seguido”.

LOC.: A dona de casa Edna Rodrigues, de 62 anos, que mora no Centro de Jucuruçu, Bahia, tomou a primeira dose em 2008 e, hoje em dia, sabe qual é a recomendação que os idosos devem seguir.

TEC./SONORA: Edna Rodrigues, de 62 anos, aposentada.

“Depois dos 59, a pessoa tem que passar pelo médico, para saber os problemas de saúde, os remédios que toma... Às vezes pode tomar a vacina e às vezes não pode tomar. Porque ela é uma doença perigosa, transmissível... ela pode levar a morte. Então é por isto que tem que ser vacinado.”

LOC.: Não esqueça o conselho de D. Edna! A medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela é a vacinação. Por este motivo, o Ministério da Saúde alerta que toda a população que reside ou que se desloca para regiões silvestres, rurais ou de mata de áreas com recomendação de vacina deve se imunizar. Algumas pessoas que contraem esse vírus não chegam a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. Mas fique atento às manifestações comuns da doença: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a doença. Mas em alguns casos, a febre amarela leva à morte. A maior frequência da doença ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do mosquito que carrega o vírus, o que coincide ainda com maior atividade agrícola. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br. 
 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.