SAÚDE: Governo Federal vai destinar R$10 milhões para estudos relacionados à Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: O Ministério da Saúde vai destinar R$ 10 milhões para pesquisas sobre a Dengue, Zika e Chikungunya. A medida servirá para ampliar o conhecimento sobre as doenças no que se refere à transmissão, tratamento e efeito. Com este recurso, será criado um banco nacional de amostras biológicas e de imagens para os pesquisadores. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, conta um pouco mais sobre a mobilização que está sendo feita em todo o país.

 TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“Nós estamos financiando muitas pesquisas, estamos mobilizando todo o setor público, Exército, Forças Armadas, escolas, todo o setor que possa nos ajudar a mobilizar a população, sensibilizar a população, porque nós só vamos ter sucesso no combate ao mosquito se nós tivermos toda a sociedade agindo nesta missão.”

LOC: A ideia é que a estruturação do Biobanco se inicie ainda este ano. Ele vai servir de suporte aos especialistas e pesquisadores, permitindo que análises futuras possam ser feitas com a ajuda desses materiais. A neurologista e integrante da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas, Ana Van Der Linden, conta que o avanço das pesquisas vai favorecer, e muito, para que a quantidade de mosquitos seja reduzida.

TEC/SONORA: Ana Van Der Linden, neurologista e integrante da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (Renezika).

“O Brasil é muito grande, o clima favorece a existência do mosquito, então você tem que arranjar meios para fazer com que ele desapareça. E só se pode fazer isto através de pesquisas. Isto realmente está sendo feito e cada vez está se conseguindo mais.”

LOC: O conjunto de ações voltadas para a eliminação do mosquito resultou na queda expressiva nos casos de Dengue, Zika e Chikungunya. Neste ano, até o dia 25 de março, foram notificados 90.281 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 90% em relação ao mesmo período de 2016. Também houve queda expressiva no número de óbitos. A redução foi de 97%, passando de 411 em 2016, para 11 em 2017.

Em relação à Chikungunya, a redução do número de casos foi de 74%. Até o final de março, foram registrados 26.854 casos, número bem abaixo do que foi registrado no ano passado, que foi de mais de 101 mil casos no mesmo período.

O número de casos de Zika também diminuiu em relação a 2016. A redução foi de 98%. Sem contar que neste ano ainda não houve registro de óbitos por Zika.

E lembre-se: você também pode ajudar a reduzir esses números. Faça a sua parte! Mobilize a sua família e amigos, afinal, contra o mosquito não dá para ficar parado. Cuidados simples e de rotina podem salvar uma vida. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate ao mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.