SAÚDE: Goiás se torna estado modelo no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

 A união entre o governo estadual e municipal trouxe resultados positivos. O projeto “Goiás contra o Aedes” conseguiu reduzir em 2016, 19,07 por cento dos casos de Dengue. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O estado do Goiás é uma referência quando se trata de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A união entre o governo estadual e municipal trouxe resultados positivos. O projeto “Goiás contra o Aedes” conseguiu reduzir em 2016, 19,07 por cento dos casos de Dengue. O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde e o corpo de bombeiros por meio da defesa civil e tem como objetivo intensificar o trabalho de visita domiciliar nos municípios. O coordenador de combate de vetores  do estado, Marcelo Rosa explica como funciona a estrutura do projeto.  
 
TEC/SONORA: Marcelo Rosa, coordenador de combate de vetores.
 
“O corpo de bombeiros e a Defesa Civil entram com a organização do trabalho, ou seja, é modalidade que eles utilizam, por exemplo, para o sistema de controle de incidência, que é pra fazer a organização dos recursos humanos e dos espaços que precisam ser visitados. Alocam o recurso humano que é disponível no dia da mobilização para poder fazer maior número de imóveis sendo visitados pelos agentes, tanto os de combate as endemias como os agentes comunitários de saúde.
 
 LOC: E não para por aí. Outras pessoas também podem fazer parte desta ação conjunta.
 
TEC/SONORA: Marcelo Rosa, coordenador de combate de vetores.
 
“E a gente envolve também até mesmo voluntários. Capacitamos eles primeiros para poder fazer uma vista, depois vão a campo sendo auxiliados pelos agentes. E a secretaria de estado da saúde, ela entra com as questões técnicas de capacitação, de insumos e de equipamentos para os municípios.”
 
LOC: Então, o Corpo de Bombeiros monta em cada município em um lugar estratégico, o Posto de Comando. Lá, tem uma força e uma equipe volante para poder fazer retirada de lixo e entulho. Os municípios são os principais executores dessas ações domiciliares. E prova disso é o sistema desenvolvido de controle de infestação em tempo real.  O Marcelo fala mais sobre a plataforma.
 
TEC/SONORA: Marcelo Rosa, coordenador de combate de vetores.
 
“Esse é um fator diferenciado em relação aos outros estados. Dentro do Goiás contra o mosquito a gente também trabalha com as informações de forma geo-referenciadas. Bom, nós dispomos do Conecta SUS que é uma estrutura dentro da própria Secretaria de Estado da Saúde. Dentro dele, nós temos a sala estadual de coordenação e controle que está presente o corpo de bombeiros. Lá nós desenvolvemos um sistema chamado Sistema de informação e Monitoramento Aedes Zero. E nós dispomos as informações em tempo real de todos os municípios. Ou seja, qualquer pessoa no Brasil ela tem a condição de saber a real infestação aqui no Goiás.”
 

LOC: As informações são divididas por municípios, bairros e ruas. E é possível identificar o número de casas visitadas e quais lugares estão em situação satisfatória, alerta ou de risco de infestação. Quem alimenta esses dados, são os próprios municípios. Esse sistema tem ajudado o estado a ficar cada vez mais livre do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. E tudo isso tem ocorrido graças à comunicação frequente entre poder estadual e municipal. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.