SAÚDE: Frotas do Samu de 19 estados serão renovadas com 340 ambulâncias

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O presidente Michel Temer e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciaram, nesta segunda-feira (5), a doação de 340 ambulâncias para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192. 

O anúncio foi feito em Porto Alegre, primeira cidade a receber novos veículos. 

De acordo com o governo, essa reposição deve custar mais de R$ 67 milhões. Essa ação tem base no critério de tempo de uso dos veículos e pretende substituir os que têm até cinco anos de circulação sem renovação.
 
Além do Rio Grande do Sul, frotas do Samu de 18 estados de todas as regiões brasileiras vão ser contempladas: São Paulo e Rio de Janeiro, na região Sudeste; Santa Catarina e Paraná, no Sul; Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; no Nordeste, receberão novas ambulâncias Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Maranhão e Alagoas; e na região Norte, as frotas do Samu no Pará, Acre e Roraima serão reforçadas.  

Do total de 340 ambulâncias, 204 são novas e 136 são as que prestaram atendimento durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado.

O termo de doação com a lista dos municípios contemplados e com o prazo que os gestores terão para buscar os veículos ainda vai ser publicado no Diário Oficial da União. Caso esse tempo não seja cumprido, o Ministério da Saúde fica autorizado a fazer o remanejamento das ambulâncias para outras regiões que precisam renovar suas frotas.
 
Atualmente, um pouco mais de três mil ambulâncias do Samu estão em funcionamento em três mil municípios brasileiros para socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades de urgência ou emergência em Saúde. Ainda segundo dados do Ministério da Saúde. o Brasil conta ainda com 226 motolâncias, 13 equipes de embarcação e 7 equipes aeromédicas.
 
Reportagem, Tayssa Bryto

Receba nossos conteúdos em primeira mão.