SAUDE: Conheça o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O trabalho dos agentes de combate à Dengue, Zika e Chikungunya contribui de forma significativa para a melhoria da saúde da população, especialmente no período de maior incidência de proliferação do mosquito transmissor. Estes profissionais passam o dia fazendo vistorias em casas, depósitos, estabelecimentos comerciais e terrenos, à procura de objetos e locais que acumulam água, como vasos de planta, lixos, calhas, caixas d’água e piscinas. Tudo deve ser inspecionado, para que nada passe despercebido. A agente de combate a endemias Sandra Valcacio conta como é feita esta vistoria.

 

TEC/SONORA: Sandra Valcacio, agente de combate à Endemias.

 “A gente entra no imóvel, olha a parte da frente e pede para entrar no quintal da pessoa, porque são locais onde geralmente tem área descoberta, que pode ter algum foco, alguma lata, alguma planta, alguma coisa ali que pode estar acumulando água e possa vir a ser um criadouro.”

 

LOC:  Mas, para que eles consigam fazer um bom trabalho no combate a Dengue, Chikungunya e Zika, é preciso que a população ajude. A dona de casa, Naídia Pereira, tem familiares que já foram infectados pelo mosquito e não recusa a entrada do profissional na casa dela.

 TEC/SONORA: Naídia Pereira, dona de casa.

 “Eu acho muito importante. Às vezes. tem coisas que a gente pensa que está fazendo certo e não está. Aí a pessoa vem e explica. Eu acho ótimo!”

 

LOC.: Além de abrir a porta para os agentes, é preciso que a população continue seguindo as orientações que foram repassadas pelos profissionais, como explica o agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias, George Wallenbérg.

 TEC/SONORAGeorge Wallenbérg, Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias.

 “A gente sempre diz que o trabalho é de todos. O combate se faz diariamente por todas as nossas equipes, mas também com a participação da população.”

 

LOC: Para entrar nos imóveis, os agentes devem apresentar documentos básicos de identificação. O grande problema é que o acesso deles às residências é difícil. É comum os agentes encontrarem casas fechadas e de difícil acesso. A agente de combate a endemias Sandra Valcacio conta que o envolvimento da comunidade é essencial para controlar a proliferação do mosquito. Ela faz um apelo para que os moradores deixem os agentes realizarem a inspeção.

 TEC/SONORA: Sandra Valcacio, agente de combate à Endemias.

 “São todos unidos para conseguir combater a epidemia que está aí. Então a gente pede para o morador, para as pessoas, deixarem a gente entrar, entendeu? Porque é muito ruim você querer entrar no imóvel, querer visitar e as pessoas não deixarem. Não tenha medo desde que o agente esteja totalmente identificado.”

 

LOC.: Faça também a sua parte! Mobilize a sua família, seus amigos. Afinal, contra o mosquito não dá para ficar parado! Cuidados simples e de rotina podem salvar uma vida. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.