SAÚDE: Casos suspeitos de microcefalia crescem no Sudeste do Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os casos suspeitos de microcefalia estão aumentando no Sudeste do BrasilDe acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas cinco semanas, as notificações da doença ultrapassaram as da região Nordeste. São 172 bebês que podem ter nascido com a microcefalia no Sudeste e 171 na mesma situação no Nordeste. A microcefalia é uma má formação no cérebro que não tem cura e exige cuidados permanentes. Ela pode estar associada ao vírus Zika, quando adquirido pela mãe durante a gravidez. É uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com maior crescimento de suspeitas de microcefalia. Nas últimas cinco semanas, o Rio de Janeiro teve 46 novos casos e São Paulo, 104. Os números registrados em São Paulo ultrapassam qualquer estado do Nordeste no mesmo período. Pernambuco, por exemplo, informou 52 novas suspeitas.
 
Até agora, o Ministério da Saúde já confirmou que mil 581 crianças nasceram com microcefalia ou alguma lesão neurológica no Brasil desde outubro de 2015. Os casos provavelmente são relacionados ao vírus Zika. Para saber mais acesse: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.