SAÚDE: Cai número de municípios brasileiros em alerta ou risco de infestação pelo mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Caiu dezoito por cento o número de municípios em todo o país em situação de alerta ou risco para a infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. É o que mostra o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti – LIRAa, documento que reúne dados sobre a presença do inseto nas cidades. Em relação a 2015, caiu de 652 para 535 o número de municípios em estado de alerta ou risco.


Esse relatório é pedido pelo Ministério da Saúde a todos os municípios com mais de dois mil imóveis, pois ajuda na elaboração de estratégias e distribuição de recursos de combate ao mosquito.


Quase três mil e oitocentos municípios deveriam ter feito o relatório, mas mil e quinhentos não se importaram em compilar os dados e mandar para Brasília. Por isso, o Ministério da Saúde vai propor que o levantamento seja obrigatório, dependendo do número de imóveis no município.

Na apresentação do documento, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, falou da importância da participação dos municípios no combate ao mosquito. É bom lembrar que as pessoas moram nas cidades, governadas por prefeitos, responsáveis por serviços como coleta de lixo, fundamental para combater a reprodução do mosquito.

Ricardo Barros lembrou da atuação do Governo Federal, por intermédio de vários ministérios, no recolhimento de objetos que acumulam água e viram criadouros do inseto.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“O Ministério do Meio Ambiente está encarregado do combate a pneus jogados no meio ambiente. Existe uma resolução do Conama e uma lei de logística reversa que dá estrutura e capacidade para que a gente possa eliminar pneus que estejam dispersos no meio ambiente. O Ministério das Cidades e o Ministério da Justiça estão cuidando dos leilões dos carros inservíveis que estão nos pátios e que também são focos da doença, e nós temos outros ministérios agindo para que a gente possa ampliar a possibilidade de combater o mosquito.”

LOC: Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde,  nove capitais brasileiras estão em alerta para a infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e  Zika.

Cuiabá é a única em situação de risco, e a exemplo dos mil e quinhentos municípios, cinco capitais não enviaram ao ministério dados de infestação do inseto.

Se você tem dúvida sobre o mosquito ou sobre o que ele transmite, acesse saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.