SAÚDE: Brasil é referência mundial na área de doação de sangue voluntária

Equipes brasileiras ensinam técnicas de coleta de sangue  em países da América do Sul e na África. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: No Brasil, a doação de sangue é 100% voluntária. Atualmente, 1,8% da população brasileira tem o hábito de doar sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o ideal seria em torno de 3% para manter os estoques estáveis. O país conta com uma estrutura de coleta e transfusão composta por 27 Hemocentros Coordenadores, um em cada estado mais o Distrito Federal, vários hemocentros regionais, além de agências transfusionais e outros 500 pontos de coleta espalhados nas regiões. Segundo o coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Francisco Vormittag, o modelo de doação do Brasil é referência em outros países.

TEC./SONORA: Flávio Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados
“O Brasil é uma referência mundial em termos de doação voluntária. Tanto na América do Sul, como na África, nós mandamos equipes nossas para capacitá-los em relação, por exemplo, à própria captação ao próprio manuseio do sangue. Então, nós exportamos essa tecnologia de manuseio de administração de sangue. ”

LOC.: Um dos grandes desafios do Brasil está em aumentar o número de doadores regulares. No Amapá, por exemplo, os estoques estão baixos. A média de doações por dia caiu de 70 para 20. Segundo o diretor do hemocentro, Sávio Guerreiro, a instituição tem enfrentado dificuldades para atender às demandas dos hospitais públicos e particulares do estado.

TEC./SONORA: Sávio Guerreiro, diretor do Hemocentro do Amapá.

“A gente costuma dizer que cada doador pode salvar até quatro vidas. Nós precisamos desse afluxo de doadores permanente nesta faixa de 70 a 100 doadores, que seria o ideal para nós todos os dias para que possamos atender à demanda da população. A gente faz sempre esse apelo pra que procure o Hemocentro de forma voluntária.”

LOC.: Sessenta por cento dos doadores do país são homens e 40% mulheres. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias complexas e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas que necessitam de transfusão frequente. Se você tem entre 16 e 69 anos, pesa mais de 50 quilos e apresenta bom estado de saúde pode se tornar um doador. Procure um hemocentro mais próximo com um documento de identificação com foto. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre doação de sangue acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.