SAÚDE: Brasil confirma 1.271 casos de bebês com microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mil 271 crianças foram confirmadas com microcefalia, ou com alguma outra alteração no sistema nervoso central, até agora, no Brasil. Além disso, outros três mil 580 bebês estão passando por exames, porque podem ter nascido com o tamanho da cabeça menor do que o normal. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, e preocupam a população, já que os casos provavelmente têm relação com o Zika, vírus causado pelo Aedes aegypti. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, explica como a população pode se prevenir do Zika.

 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“Contra o Zika vírus, a principal proteção é contra o mosquito. Além de eliminar qualquer fonte de criação de mosquito dentro de casa, a proteção com roupas de mangas longas, calças longas, meias, o uso de repelentes, portas abertas [manter] fechadas ou teladas. Isso deve garantir uma segurança maior para gestante contra a picada dos mosquitos Aedes aegypti.”
 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
REPÓRTER: A microcefalia tem preocupado os brasileiros não apenas porque é uma condição que não tem cura. Mais do que afetar para sempre a vida da criança, a microcefalia também pode matar. De acordo com o Ministério da Saúde, 57 bebês morreram por culpa má-formação do cérebro. Por isso, é importante lembrar que o melhor jeito de se prevenir de todas as doenças que o Aaedes transmite, é não deixar o mosquito nascer. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, pede a ajuda de toda a população para acabar com o Aedes.
 
SONORA: Antônio Nardi, secretário de Vigilância em Saúde
 
“Não se esqueçam: também devemos fazer a nossa parte e reservar 15 minutos por semana para fazer a ronda na nossa e acabar com os focos do Aedes aegypti. Envolva toda a sua família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.  
 
REPÓRTER: Para saber mais sobre como você pode proteger o seu bebê, sua família e seus vizinhos do Aedes aegypti, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.