Data de publicação: 27 de Dezembro de 2016, 00:10h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Com o Verão e as férias escolares, muitas pessoas escolhem o período de calor e festas para viajar, mas além dos cuidados com o carro, bagagens ou passagens aéreas, a residência do viajante também precisa ficar bem cuidada. A sua casa vazia pode ser atacada e virar criadouro de um mosquito que não tem nada de inofensivo e que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya.O médico infectologista, Jefer Reis Alves, é Coordenador do Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Ele faz o alerta sobre os locais que não podem ser esquecidos porque podem acumular água parada:
TEC/SONORA: Jefer Reis Alves, médico infectologista, Coordenador do Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo
“O viajante se protege quando vai viajar, mas ele também tem que deixar sua casa protegida, especialmente da criação de mosquitos que vão ficar alise proliferando sem que ninguém possa tomar conta. Então, ao sair de casa, estando de férias, certifique-se que não tem nenhum tipo de vasilhame que possa acumular água, virar os baldes, os vasos de plantas ou qualquer coisa que possa acumular água porque ali vai ser um tipo de foco de criação do mosquito.”
LOC: As piscinas precisam ter cloro e serem cobertas, ralos de pias e de chão fechados, mesmo nas áreas externas. Garrafas esvaziadas e lixeiras bem tampadas são algumas recomendações para serem tomadas antes de fechar a residência. E não são poucos os lugares que não podem ser esquecidos pelo viajante, o telhado é outro lugar que precisa ser lembrado, como explica o infectologista Jefer Reis Alves :
TEC/SONORA: Jefer Reis Alves, médico infectologista, Coordenador do Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.
“Avaliar no telhado se existem calhas entupidas que possam acumular água, se a caixa d’água está devidamente fechada e que realmente impeça a criação desses insetos. É importante fazer uma varredura completa do quintal de toda a casa pra ver se alguma coisa pode ser foco do mosquito.”
LOC: A administradora Pública Carla Trombini viaja com o marido sempre que tem oportunidade. Ela costuma sair da casa onde reside na capital paulista para o litoral norte de São Paulo, e não deixa de fazer a inspeção em sua residência contra possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya:
TEC/SONORA: Carla Trombini, Administradora Pública
“Na minha casa, tanto eu quanto o meu marido, sempre cuidamos para que todas as vasilhas estejam viradas, os ralos tampados. A caixa d’água, a gente sempre verifica também. Não só aqui em casa, como na casa da praia também porque, como eu vou ficar muito tempo fora, eu tenho que deixar todos os pratinhos virados pra não criar ali um ambiente para o mosquito porque eu também tenho vizinhos na praia. Eu me preocupo com todo mundo.”
LOC: Para saber tudo o que você pode fazer para proteger a saúde da sua família, amigos e vizinhos contra o mosquito causador da Dengue, ZikaeChikungunya, acesse o site do Ministério da Saúde: saude.gov.br/combateaedes.