SAÚDE: A importância de saber os sintomas da Dengue para o correto diagnóstico e tratamento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O combate contra o mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya acontece durante todo o ano, mas toda a população, governo e agentes de saúde estão  mais atentos com a estação de Verão, época de muitas chuvas e calor. As doenças transmitidas pelo mosquito estão difundidas por quase todo o território brasileiro e muitas vezes o diagnóstico não é feito corretamente. Seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças que vão desde uma gripe comum até a rubéola ou vírus da herpes. O médico Jefer Reis Alves que é infectologista do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, fala sobre os sintomas da Dengue.

TEC/SONORA:  Jefer Reis Alves, infectologista do Hospital Emílio Ribas –SP

“Todas são doenças que provocam febre, mal estar geral, dores de cabeça, sintomas que não são específicos. A maior parte delas pode produzir o que chamamos de eczantema que são aquelas manchas avermelhadas pelo corpo. No caso da dengue, às vezes, pequenos pontilhados hemorrágicos, inclusive.”

LOC: Professor da Universidade de São Paulo e médico infectologista, o Dr. Roberto Foccacia explica que outros sintomas auxiliam os profissionais de saúde no diagnóstico clínico da Dengue.
 
TEC/SONORA: Roberto Foccacia, Professor da Universidade de São Paulo e médico infectologista 
 
“A Dengue é uma doença clinicamente mais sugestiva, porque apresenta hemorragias, apresenta um quadro mais sistêmico, há um comprometimento mais geral, a dor retro orbitária, muito forte, cefaleia, febre alta, às vezes, aparece na Dengue a prova do laço, positivo, enfim há uma série de parâmetros clínicos que favorecem o diagnóstico, mas ela pode ser confundida com a Zika e Chikungunya".

LOC: O médico infectologista Jefer Reis Alves faz outra recomendação para quem tem suspeita de Dengue: a ingestão de líquido.

TEC/SONORA: Jefer Reis Alves, infectologista do Hospital Emílio Ribas –SP
 
 “No caso da Dengue é importante que as pessoas passem a se hidratar de maneira rigorosa na suspeita da doença porque isso reduz o risco de complicações, mas à medida que os sintomas persistirem e o estado geral desse indivíduo piora é importante que se busque um sistema de saúde para que o diagnóstico mais adequado seja feito.”

LOC: Tão importante quanto à ingestão de água é não consumir nenhum medicamento a base de Acido AcetilSalicílico, a aspirina, totalmente contra indicada para os casos de dengue que podem evoluir para a forma hemorrágica da doença, ou seja, provocar sangramento.

Mas o infectologista Roberto Focaccia lembra que se a doença evoluir para a forma mais grave será preciso que o paciente seja transferido para uma unidade mais especializada de atendimento.

TEC/SONORA:
Roberto Foccacia, Professor da Universidade de São Paulo e médico infectologista
“O colega [médico] tem que saber identificar alguns sinais de alarme, por exemplo: a febre da Dengue vai até o sétimo dia. Se baixar durante esse período, é um forte indício de gravidade e o colega pode achar que aquele‘baixamento’ da temperatura foi benéfico. Não é. Precisa ficar atento às dores de barriga e derrames. Existe uma série de sinais que são característicos e esse treinamento precisa ser passado para o pessoal que está na linha de frente, no atendimento.”

LOC: Para saber mais o que você pode fazer para evitar a proliferação do mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya e conhecer os sintomas das três formas de contágio pelo mosquito transmissor, acesse o site do Ministério da Saúde: saude.gov.br/combateaedes.  

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.