LOC: Mais de 123 milhões de pessoas a partir de 15 anos não praticam nenhuma atividade física ou esporte. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, com dados extraídos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o Pnad, entre 2014 e 2015.
As pessoas que não praticam atividades físicas entre 15 e 17 anos, equivalem a 76 cento da população de brasileiros nesta faixa etária. De acordo com o instituto, a quantidade de pessoas que não praticam e nunca praticaram qualquer tipo de atividade física ocorre por falta de interesse, na faixa etária entre 15 e 17 anos, e por falta de tempo, para os mais velhos. O professor e educador físico, Lucas Borges, explica a importância da atividade física para evitar doenças.
TEC/SONORA: Lucas Borges, professor e educador físico
“A pratica da atividade física ajudaria a combater inicialmente o sedentarismo e consequentemente todas as doenças metabólicas associadas ao sedentarismo, como, obesidade, hipertenção arterial, diabetes e depressão. Então, por isso seria muito importante que cada vez mais os indivíduos comecem a deixar o sedentarismo e praticar atividade física.”
LOC: A região Nordeste apresentou o número mais alto de pessoas que não praticam atividades físicas, com percentual de apenas 36,3 por cento de praticantes. Seguido da região Norte, com 36,6 por cento e o Sudeste com 37,5 por cento. A região Centro-oeste é onde mais se encontra jovens praticando exercícios, com 41,1 por cento do total da pesquisa, seguido pela região Sul, com 40,8 por cento. O jovem Pedro Henrique Ribeiro tem 15 anos e mora em Brasília. Pedro Henrique joga basquete pelo menos três vezes na semana e sempre praticou esporte. Ele conta como o esporte é importante para ele.
TEC/SONORA: Pedro Henrique Ribeiro, 15 anos, joga basquete
“Gosto de praticar esportes, principalmente para me sentir bem, me sentir livre de alguns outros problemas fora da quadra, também para fazer amizades que é muito importante e para afastar de problemas sociais, como, drogas.”
LOC: Embora a atividade do Pedro seja o basquete, segundo a pesquisa, o esporte favorito no Brasil é o futebol. Mais de 15 milhões de pessoas costumavam escolher a modalidade na hora de praticar um exercício em 2015. E a segunda modalidade escolhida pela população foi a caminhada, com quase 10 milhões de pessoas praticantes.
Reportagem, Juliana Gonçalves