SARAMPO E PÓLIO: Estados que não atingiram a meta devem continuar vacinando

A orientação é do Ministério da Saúde e tem o objetivo de proteger um milhão e quinhentas mil crianças contra a paralisia infantil e um milhão e oitocentas mil contra sarampo, que ainda não foram vacinadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 02'31''

REPÓRTER: A campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil deve ser prorrogada até o dia 31 de dezembro nos estados e municípios que não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças. A orientação é do Ministério da Saúde e tem o objetivo de proteger um milhão e quinhentas mil crianças contra a paralisia infantil e um milhão e oitocentas mil contra sarampo, que ainda não foram vacinadas. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, chama a atenção de pais e responsáveis para a prevenção dessas doenças:

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde  – Jarbas Barbosa

"Para a criança ficar protegida, ela tem que estar vacinada, além da vacina que é feita na rotina, com essa vacina da campanha. Por isso, a família que ainda não levou não pode perder essa oportunidade, tem que levar o mais rápido possível numa unidade de saúde, um posto de saúde ou um centro de saúde e vacinar sua criança menor de cinco anos contra a poliomielite e o sarampo."  

REPÓRTER: A campanha de vacinação busca manter o Brasil livre da poliomielite, que não apresenta casos desde 1990, bem como garantir a eliminação do sarampo. Isso porque essas doenças permanecem em outras partes do mundo e correm o risco de ser reintroduzidas no Brasil, conforme explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa:

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde – Jarbas Barbosa

"Nós temos ainda países da Ásia e da África em que ocorrem casos de poliomielite e um viajante, seja um brasileiro que vai a um desses países ou seja um estrangeiro que venha ao nosso país, pode trazer o vírus da pólio. O sarampo, apesar de não haver mais no Brasil e nas américas, ainda tem muito sarampo ocorrendo na Europa, na Ásia e na África. Principalmente, agora no verão com a chegada de turistas, com a grande movimentação de pessoas, é muito provável que venham turistas de países que têm casos de sarampo."    

REPÓRTER: Devem tomar a vacina contra a paralisia infantil crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. Já a vacina contra o sarampo é recomendada para crianças entre um e cinco anos incompletos. Pais que têm filhos com alergia ao leite de vaca devem informar o caso ao profissional da sala de vacinação. As vacinas contra essas doenças estão disponíveis em 35 mil postos espalhados pelo país.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.