SÃO PAULO (SP): Incidência de Tuberculose na capital é maior que a média estadual

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: São Paulo é o município que mais registra casos de Tuberculose no estado. O coeficiente de incidência da doença na capital é de 44,6 casos por 100.000 habitantes, acima da média estadual, que é de 38 casos por 100.000 habitantes. Para tentar diminuir esses números, a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Naomi Komatsu, afirma que uma das prioridades é atender pacientes mais vulneráveis, como moradores de rua. Segundo ela, algumas ações sociais em outras áreas contribuem para que a taxa de cura aumente.

TEC/SONORA: Naomi Komatsu, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.

“Era um grupo de trabalho mais voltado para população de rua com Tuberculose. Fizemos o tratamento supervisionado e oferecemos tíquetes de alimentação e, ao mesmo tempo, evidente, fazia-se atividades esportivas, culturais, levava a museus, jogos de futebol, sessão de cinema com comentário, artesanato. Com isso, nós conseguimos um aumento de cura nessa população que foi muito significativo.”

LOC: A infectologista Denise Rodrigues alerta que qualquer pessoa pode ser acometida pelo bacilo. A médica atende pacientes diagnosticados no Instituto Clemente Ferreira, unidade de referência em São Paulo. Ela avisa que até as pessoas que fizeram o tratamento completo estão vulneráveis.

TEC/SONORA: Denise Rodrigues, infectologista.

“Infelizmente ela não gera uma imunidade efetiva para sempre. Uma vez o paciente infectado e depois doente, que tratou corretamente, recebeu alta. Se ele voltar para aquele ambiente que favoreceu a transmissão, ele pode se infectar novamente ou mesmo reativar uma Tuberculose que ele tratou, que é mais raro, mas pode acontecer. Então, o paciente pode sim ter um novo episódio de Tuberculose.”

LOC: Fique atento aos sintomas da Tuberculose. Em caso de tosse prolongada por mais de três semanas, procure uma unidade de saúde. O tratamento e os medicamentos são gratuitos e estão disponíveis na rede pública. Para mais informações, acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.