SÃO PAULO: Reforma trabalhista pode contribuir para geração de empregos no estado, acredita deputado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A minirreforma das relações trabalhistas – apresentada nesta quarta-feira (12) na Câmara dos Deputados – vai contribuir para a geração de empregos em São Paulo. É nisso que acredita o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que participou da apresentação do relatório em Brasília. Na avaliação do deputado, o estado vai se beneficiar da medida, que já segue para a aprovação dos parlamentares na próxima semana.
 
TEC/SONORA: Vitor Lippi, Deputado Federal (PSDB-SP)
 
“O estado de São Paulo é um dos estados que mais emprega. E acho que isso vai atender a expectativa de quem dá o emprego. A gente precisa dar uma melhor condição de trabalho e, também, dar a melhor condição de empregabilidade. Então, isso vai dar maior confiança a quem quer dar o emprego.”
 
LOC: A minirreforma das relações trabalhistas tem o objetivo de permitir –  entre outras coisas –que instrumentos coletivos negociados entre empregados e empregadores sejam valorizados e tenham seu reconhecimento assegurado.  
Além disso, o texto propõe jornadas de trabalho mais flexíveis, desde que respeitem todos os limites já previstos na Constituição. É o que explica o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP).
 
TEC/SONORA: Vitor Lippi, Deputado Federal (PSDB-SP)
 
“Nós temos uma CLT que foi muito importante e é muito importante para assegurar direitos. E é fundamental que as pessoas saibam que nenhum direito está sendo retirado. Ninguém pode piorar nenhuma condição de trabalho, nenhuma garantia dos direitos que já existem. O que nós estamos propondo – e eu acho que isso é muito importante – é criar novas formas de trabalho no Brasil.”

LOC: Para o professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo, Hélio Zylberstajn, a aprovação da reforma vai garantir que mais pessoas tenham chances de conseguir um emprego.

TEC./SONORA: Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP)
“A reforma faz coisas importantes, quando aumenta o espaço da negociação, cria uma oportunidade para que os compromissos entre as partes se acentuem. Isso tem reflexos em rotatividade, em produtividade e lá na frente vai ter reflexos em emprego também.”
 
LOC: Como o texto da reforma trabalhista tramita em caráter conclusivo, se ele for aprovado pelos parlamentares na comissão especial na semana que vem, já segue para ser votado diretamente no Senado.
Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.