SÃO PAULO: Professores são capacitados para orientar alunos sobre prevenção ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: As mais de 28 mil escolas paulistas vão reforçar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. No Dia de Mobilização da Educação, ocorrido na última sexta-feira, a secretaria estadual promoveu curso de formação para professores de 91diretorias de ensino do estado. A intenção é que as orientações recebidas devam ser repassadas aos alunos do ensino fundamental e médio, para evitar a proliferação do mosquito e a disseminação das epidemias relacionadas. Os agentes da Secretaria da Saúde do Estado e da Superintendência de Controle de Endemias reforçaram estratégias de prevenção e cuidados. O secretário de Educação, José Renato Nalini, que participou do Dia Nacional da Educação contra o Zica, na escola Milton da Silva Rodrigues, na capital paulista, afirmou que a capacitação é a primeira ação da campanha no estado. No mesmo dia, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo Federal vai ampliar propostas de cursos, com as da secretaria paulista, para professores de todo o Pais. Ele ressaltou que a escola é o melhor ambiente para organizar e multiplicar a mobilização contra o Aedes.

 

SONORA: Aloizio Mercadante, ministro da Educação.

 

A educação é de luta, a educação é de consciência. A escola é um espaço de informação, de decisão, de reflexão, portanto, é o melhor espaço que o Brasil tem para mobilizar a sociedade brasileira dentro das casas, para esses estudantes irem para dentro das suas residências. Professores, servidores da educação pra combater o mosquito Aedes aegypti, porque 2/3 dos casos estão dentro de casa. Então é ali que nós temos que ter uma fiscalização permanente.”

 

REPÓRTER: Segundo a secretaria de Educação de São Paulo, a luta contra o mosquito virou bandeira na rede estadual de ensino e também é tarefa número um deixar as unidades escolares livres de possíveis focos de dengue e Zika. O ministro da Saúde, Marcelo de Castro, ressaltou a importância da população no combate ao mosquito.

 

SONORA: Marcelo de Castro, ministro da Saúde

 

O mais importante, o indispensável é a participação de vocês, é a participação da sociedade. E o que é nos dá esperança? Primeiro: é que nós já o vencemos no passado. Segundo: vários exemplos, inúmeros exemplos de várias cidades do Brasil, que a sociedade junto como poder público se mobilizaram e conseguiram controlar e conseguiram praticamente eliminar o mosquito.”

 

REPÓRTER:  Além das escolas de ensino fundamental e médio, as universidades Federais, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, Forças Armadas, entidades religiosas, organizações não governamentais e lideranças comunitárias também vão participar da campanha. Para saber mais sobre formas de prevenção e combate ao mosquito, e sobre dengue, chikungunya e zika vírus, acesse o site: www.combateaedes.saude.gov.br.

 

Reportagem, Marquezam Araújo

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.