SÃO PAULO: PF apreende cinco pessoas por tráfico internacional de drogas em Guarulhos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Durante o feriado prolongado, cinco pessoas foram presas pela Polícia Federal por tráfico internacional de drogas no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos. Entre os presos estavam um homem de 73 anos, de cidadania alemã, com 312 frascos de cosméticos contendo mais de sete quilos de cocaína. Segundo os delegados de Polícia Federal, a droga estava sendo levada para a Tailândia.  Para a Polícia Federal continuar e até melhorar as ações de combate ao tráfico, ela precisa de investimentos em estrutura, treinamento de agentes e cães rastreadores, por exemplo. Mas, isso não está ocorrendo como explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
 “O que nos temos nos últimos anos é uma queda de investimento na Polícia Federal, uma queda no nosso fortalecimento, no nosso crescimento. A gente vem encolhendo ao longo dos anos. Começamos em dezembro esse movimento. Estamos preparando um estudo para demonstrar que a Polícia Federal nos últimos cinco anos não cresce, enquanto outras instituições como Justiça Federal, Defensoria Publica da União, Ministério Publico Federal cresceram a Polícia Federal encolheu.”
 
REPÓRTER: Em São Paulo, os delegados de Polícia Federal estão em campanha pela aprovação no Congresso Nacional do projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que prevê a autonomia administrativa e orçamentária da corporação. A campanha pela aprovação da PEC 412 já reuniu cerca de 400 mil assinaturas da população de todo país. Para o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, a população reconhece a necessidade da polícia em conquistar a autonomia, principalmente para impedir que as ações da corporação sofram interferências políticas.
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“O que demonstra o apoio da população brasileira à autonomia da Polícia Federal, reconhecendo momento de graves riscos à autonomia e ao funcionamento pleno da Polícia Federal livre de qualquer interferência política. Nós precisamos aprovar  a PEC com urgência para que a polícia continue trabalhando contra o crime e combatendo a corrupção da forma que vem fazendo.”
 
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro em favor da aprovação da PEC 412 está sendo assinada pela população na internet. A meta dos delegados é colher dois milhões de assinaturas. O documento está disponível no endereço adpf.org.br

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.