SÃO PAULO: Casos de Tuberculose pulmonar são os mais comuns no Estado de São Paulo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Estado de São Paulo identifica cerca de 18 mil casos de Tuberculose por ano, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde. Dentre os casos de Tuberculose a forma mais comum é a pulmonar, responsável pela transmissão da doença. Denise Arakaki, Coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, alerta que a doença pode atingir vários órgãos do corpo, além dos pulmões.
 
TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora Programa Nacional de Controle Tuberculose do Ministério da Saúde.
“A tuberculose pulmonar é a mais comum e mais fácil de ser diagnosticada,pois o sintoma é a tosse. O bacilo pode acordar em qualquer lugar do corpo, pode acordar no rim, nos ossos, no sistema nervoso central, pode acordar no olho, que é a tuberculose ocular, em qualquer lugar do corpo, aí os sintomas dependem do órgão afetado.”
 
LOC: O ministro da Saúde Ricardo Barros destaca a importância dos pacientes com tuberculose receberem apoio de amigos e familiares.
 
TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.
“Fazemos aqui um apelo aos familiares e amigos das pessoas portadoras de Tuberculose que estimulem essas pessoas a buscarem o tratamento. É um bom tratamento que o SUS oferece e, com isso, além de atingir nossas metas e nossos compromissos com a Organização Mundial da Saúde, daremos mais qualidade de vida, mais conforto e mais saúde aos brasileiros”.
 
LOC: Para combater a doença, o Governo de São Paulo fechou uma parceria com o Reino Unido, para estimular a pesquisa científica no estado. O objetivo é produzir um teste molecular, fabricado no Brasil, capaz de identificar, em uma única etapa, o diagnóstico e o padrão de resistência dos antibióticos do bacilo detectado. Para mais informações, acesse: saude.gov.br

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.