SÃO LUÍS (MA): Combate ao Aedes passa por São Raimundo e Pontal da Ilha, nesta sexta

Agentes de saúde e endemias visitarão cerca de sete mil residências

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de sete mil casas vão ser vistoriadas no combate ao Aedes aegypti, no Conjunto São Raimundo e Pontal da Ilha, em São Luís, nesta sexta. O mutirão vai ter quase 270 agentes de saúde e endemias fazendo visitas aos domicílios para busca de criadouros do mosquito e orientando a população sobre os sintomas da dengue, Zika e chikungunya. A secretária Municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, pede para população abrir as portas de casa e ficar atenta para as orientações dos agentes.

SONORA: Helena Duailibe – secretária Municipal de Saúde de São Luís

“Precisamos estar todo tempo atentos observando não o meu espaço, não o meu local de trabalho, mas sempre olhando o conjunto, porque a casa do vizinho pode me prejudicar. Todos somos, hoje, um agente. Um agente imbuído na tentativa de erradicar esse mosquito que tanto mal causa a nossa população.”  

REPÓRTER: São Luís conta com 10 carros fumacê para o combate ao Aedes e os agentes comunitários de endemias já visitaram quase 204 mil residências, na cidade. Vale lembrar que, a principal forma de se proteger é impedir que o Aedes nasça como ressalta o diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. 

SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde 

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: Se você conhece locais em São Luís que possam ser possíveis criadouros do Aedes, sem condições de serem limpos pela população, pode ligar na ouvidoria da cidade, no número 160. Outro canal de denúncias pelo Whatsapp. O número é: 9 8411 2086. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Ana Freire.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.