SÃO LUÍS (MA): Cidade está entre as 10 capitais brasileiras em alerta para epidemia de dengue

São Luís está entre as 10 capitais brasileiras em situação de alerta para uma epidemia de dengue. Isso quer dizer que, apesar de ainda não haver focos suficientes para uma epidemia, a situação nessas cidades não deixa de ser preocupante. Por isso, é necessária uma atenção maior do poder público e da população

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 03'00''

REPÓRTER: São Luís está entre as 10 capitais brasileiras em situação de alerta para uma epidemia de dengue. Isso quer dizer que, apesar de ainda não haver focos suficientes para uma epidemia, a situação nessas cidades não deixa de ser preocupante. Por isso, é necessária uma atenção maior do poder público e da população. A informação é do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti, divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a pesquisa é utilizada para orientar as ações de controle da dengue.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Mostra não só as cidades, mas as regiões de cada cidade, qual é a área de maior risco. Ou se a situação é satisfatória ou se é uma situação de alerta. Identifica qual que é o tipo de depósito mais comum, se é o depósito domiciliar, se é lixo, se é armazenamento da água e, portanto, permite às prefeituras, às diferentes áreas, não só as secretarias de saúde, aos agentes de saúde, mas todos os setores e as próprias famílias, a própria sociedade, desencadear uma ação efetiva de controle tanto da dengue, quanto da Chikungunya. Afinal de contas, o mosquito transmissor é o mesmo".

REPÓRTER: O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça que é essencial a participação da comunidade nas ações de prevenção para combater a dengue e a chikungunya.

SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa

"Como 80% dos focos de mosquito estão dentro dos domicílios, a mobilização da população tem um papel fundamental. O poder público tem que fazer sua parte. Tem que fazer remoção de lixo de terreno baldio. Tem que fiscalizar borracharia, ferro velho, esse tipo de lugar que pode reunir muito criadouro. Tem que ver praças, logradouros públicos. Mas esse trabalho em conjunto é onde a gente vê que tem um resultado importante no sucesso da mobilização das pessoas".

REPÓRTER: A advogada Alda Pinheiro mora em São Luís. Ele conta que toma as medidas de prevenção para evitar que a doença apareça na vizinhança e em todo o município.

SONORA: advogada – Alda Pinheiro

"Nós não temos, por exemplo, acúmulo nenhum de água. Nós temos um poço artesiano em casa e nós temos a bomba que fica jogando a água direto para a caixa, mas fica fazendo uma rotatividade. A água nunca fica parada, todo o tempo coberta e com a higienização que tem ser feita, de 10 em 10 dias porque a água é bem limpinha, bem pura. Nós sempre recebemos visita todos os meses da agente de saúde, ela verifica tudo. Nós fizemos, por exemplo, uma lixeira com tampa. Quando chove não fica nada acumulado. Não vai adiantar o poder público fazer palestra, investir com agente de saúde e a população não se conscientizar".

REPÓRTER: Neste ano, o Ministério da Saúde repassou aos estados e municípios cerca de um bilhão e 200 milhões de reais para ações de vigilância, prevenção e controle da doença em todo o país. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Fábio Ruas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.