SÃO LEOPOLDO (RS): Agentes lutam para desmistificar Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os profissionais de saúde de São Leopoldo têm uma luta diária que é a de levar conhecimento às pessoas sobre a Tuberculose. A cidade registrou 40 casos da doença a cada 100 mil habitantes. É a nona cidade do Rio Grande do Sul com maior ocorrência da Tuberculose.
Apesar de existirem grupos com maior vulnerabilidade, todos precisam tomar cuidado com a doença. Durante o atendimento, Patrícia Pires, enfermeira da Unidade de Referência de São Leopoldo, costuma desmistificar o preconceito com a Tuberculose.

TEC/SONORA: Patrícia Pires, enfermeira da Unidade de Referência de São Leopoldo.
“A maioria das pessoas nem sabia que existia Tuberculose. Essa é uma dificuldade que a gente tem. Pouco espaço na mídia e até a noção de que é uma doença só de quem está preso ou em situação de rua. Mas na verdade todo mundo pode ter Tuberculose. Muita gente chega até nós sem nenhuma informação da doença.”

LOC: Até os profissionais de saúde podem pegar Tuberculose. Um técnico em enfermagem, que não quis se identificar, recebeu o diagnóstico. Sem sustos, está fazendo o tratamento da doença. Por ter conhecimento sobre a Tuberculose, ele recebeu a notícia de forma tranquila.

TEC/SONORA: Guilherme (nome fictício), técnico em enfermagem.
“Atualmente, a questão do tratamento é tudo bem vinculado à área da saúde. O pessoal dá bastante assistência técnica, bastante suporte. Isso é uma coisa muito boa para todos nós. A medicação é em um período muito grande de tratamento. Imagina só, seis meses. A gente sente uma diferença muito grande nos primeiros 20 dias. Até um mês, mais ou menos, tu continua tossindo, ainda tem sintomas. Após um mês já não sente mais nada.”

LOC: Quem tem tosse por mais de três semanas precisa ficar atento. Pode ser Tuberculose. O tratamento é oferecido de forma gratuita pela rede pública. Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas em saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.