SÃO JOSÉ DO EGITO (PE): Mais de 100 agentes de combatem ao mosquito transmissor vistoriam imóveis da cidade

Os agentes de combate visitam cerca de dezesseis mil imóveis nos vinte e um bairros da cidade

Salvar imagem

LOC: Nove agentes de endemias e 92 agentes comunitários de saúde estão combatendo o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em São José do Egito, segundo a secretaria municipal de Saúde.
É fundamental que a população receba bem essas equipes, deixe os agentes entrarem em casa e ouça as orientações que eles vão passar. As vistorias nos imóveis podem deixar o município livre do mosquito e das doenças que ele transmite. Como explica o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira.

TEC/SONORA: Mauro Junqueira, presidente do Conasems

“Nós temos nas nossas equipes de saúde os agentes de endemias, os agentes comunitários de saúde, que fazem esse trabalho diariamente. Então é importante nós estabelecermos essa mobilização. Trazer novamente esse assunto para dentro das residências, para que possamos ter mais eficácia no combate.”

LOC: Em São José do Egito, os agentes de combate visitam cerca de dezesseis mil imóveis nos vinte e um bairros da cidade. Além de eliminar os criadouros do mosquito, os profissionais ensinam os moradores a fazer o mesmo, como conta a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Gomes.

TEC/SONORA: Kelly Gomes, Coordenadora de Vigilância em Saúde

“Onde eles passam fazem a vistoria nos imóveis e chamam o morador para acompanhar. Eles mostram os possíveis focos e orientam os moradores como fazer. Onde é necessário, eles fazem o tratamento químico e onde não é faz a lavagem, viram garrafas, que é a parte mecânica do procedimento.”

LOC: Segundo o Ministério da Saúde, a cidade está com risco de infestação do mosquito transmissor e os locais mais afetados são Planalto, Novo Horizonte e Antônio Marinho. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.