SÃO JOÃO DA BARRA (RJ): Somente 8% das meninas entre 11 e 13 anos receberam segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de São João da Barra encontra dificuldade em imunizar as jovens entre 11 e 13 anos contra o vírus HPV. Apenas oito por cento das meninas nessa faixa etária foram vacinadas na segunda fase da campanha. De acordo com a secretaria municipal de saúde, o motivo foi à divulgação de que a vacina causava efeitos colaterais como desmaios e paralisia. O ministério da Saúde garante que a imunização pode causar apenas pequenos efeitos adversos, como dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. A enfermeira, Cristiana Lima, destaca que não houve registros de nenhum efeito colateral na cidade, mas os boatos assustaram os pais e as jovens.
 
SONORA: Enfermeira, Cristiana Lima
 
“Nosso município não teve. O máximo que teve foi tontura, não teve coisa alarmante. Mas, devido à mídia do estado passar que teve vários casos que foram parar no hospital. Aqui no nosso município não teve isso, mas as mães ficaram com medo”.
 
REPÓRTER: O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero, que é o terceiro tipo cancerígeno que mais mata mulheres no País. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer 1340 mulheres do estado do Rio de Janeiro vão ter a doença. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca que a vacina é a forma mais segura de prevenção ao vírus e ao câncer do colo do útero.
 
SONORA: Secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Vamos lembrar que essa vacina já é usada em mais de cem países do mundo, essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas, como em qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor do que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
 
REPÓRTER: As meninas entre 11 e 13 anos de São João da Barra podem tomar a vacina nos 14 postos de saúde do município. Os locais funcionam de segunda a sexta das oito da manhã até as cinco da tarde. As jovens não precisam da autorização dos pais para se imunizar, basta comparecer em uma das unidades de saúde com a caderneta de vacinação ou documento de identidade. Quem tomou a primeira dose precisa tomar as outras duas para seguir imune ao vírus.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.