Data de publicação: 18 de Março de 2017, 18:17h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC.: Em São Francisco de Itabapoana já foram vacinadas contra a doença mais de cinco mil e cem pessoas, de acordo com a Secretaria municipal de Saúde. O público alvo da imunização são moradores da zona rural que estão distantes 10 quilômetros da divisa com o Espírito Santo, estado que sofre com surtos da febre amarela, como explica a secretária municipal de Saúde Shirley Gomes.
TEC./SONORA: Shirley Gomes, secretária de saúde de São Francisco de Itabapoana.
“Então nós fizemos uma região de bloqueio no norte do município, com divisa para o Espírito Santo. Já vacinamos as áreas de Barra do Itabapoana, Máquina, Lagoa Feia, Paraíso e também Morro do Bode. E a gente tem uma outra área que a gente está vacinando, como temos poucas pessoas, nós fizemos um deslocamento com um ônibus de vacinação, e aí fizemos essa vacinação nas casas dessas localidades mais distantes.”
LOC.: Entre os sintomas da doença estão febre súbita, calafrios, dores de cabeça, dores no corpo, náuseas, vômito e fraqueza. Se o quadro se agravar, o paciente pode ter febre alta, palidez, choque e insuficiência múltipla dos órgãos. Em caso de sintomas suspeitos, o Ministério da Saúde orienta a procurar um médico imediatamente. Não há um tratamento específico para a febre amarela, e a única maneira de se prevenir é tomando a vacina. É importante ressaltar que, de acordo com o Ministério da Saúde, duas doses são necessárias para garantir uma proteção contra a Febre Amarela por toda a vida. Confira o seu cartão de vacinação para garantir que você tem a proteção necessária contra a doença. Se você ainda precisa tomar a segunda dose ou irá viajar para áreas onde há confirmação de transmissão da doença, pegue seu cartão de vacinação e dirija-se ao posto de saúde mais próximo para receber a vacina. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br.